Minas Gerais

Projeto 60+: Procon-MG leva a pessoas idosas em Nova Lima informações e dicas de prevenção contra golpes

Assessores jurídicos do Procon-MG estiveram no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e apresentaram uma série de golpes que vêm aportando na ouvidoria do órgão nos últimos anos, bem como dicas sobre como se prevenir.

Logo no início do evento, dona Teresa pediu a palavra para relatar um golpe sofrido em um caixa de uma agência bancária em Nova Lima, o que ocasionou um prejuízo financeiro e uma saga em órgãos públicos em busca de rever o que perdeu. Assim como ela, diversas outras pessoas idosas que estiveram, nesta quinta-feira, 6 de outubro, no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, no centro do município, contaram ter sofrido algum tipo de tentativa de golpe nos últimos anos. 

Preocupado com essa realidade e atuando de forma preventiva, o Procon-MG levou o “Projeto 60+: revelando direitos, desarmando golpes” a esse grupo. Os assessores jurídicos do Procon-MG Regina Stum Vilela e Fernando Lucas Pereira bateram um papo com os idosos e apresentaram uma série de golpes que vêm aportando na ouvidoria do órgão nos últimos anos, bem como dicas sobre como se prevenir. “Recebemos relatos como esses, denúncias de pessoas que se utilizam de má-fé, todos os dias. O importante é ter atenção, especialmente em situações que envolvam bancos, empréstimos”, advertiu Fernando. 

Segundo Regina, golpes sempre existiram, mas, com o avanço da tecnologia, do uso das redes sociais, os golpistas se especializaram ainda mais, e ainda houve um avanço de casos durante a pandemia. “Nesse período, muitos passaram a utilizar mais a rede para fazer compras. Por isso, é fundamental pesquisar bem esses sites, conhecer o histórico deles, pois há vários falsos”, citou.

Entre os golpes mais comuns identificados está o do falso empréstimo consignado. No ano passado, para se ter ideia, na plataforma consumidor.gov.br, o aumento foi de 441% sobre a ocorrência classificada como “cobrança por serviço/produto não contratado/não reconhecido/não solicitado”. No ranking do Banco Central houve aumento de 56% nesse tipo de registro. As reclamações relativas a crédito consignado, para o público em geral, também tiveram aumento de 172%.

Nesse contexto de ocorrência de muitas fraudes financeiras envolvendo empréstimos consignados que o Procon-MG lançou a cartilha “Empréstimo consignado: guia para não cair em ciladas”. Nela, os consumidores encontram dicas como quais cuidados ter antes de contratar o empréstimo, onde reclamar e o que fazer se forem vítimas de golpes. O material foi distribuído às pessoas idosas presentes ao conselho municipal em Nova Lima. 

Golpes mais comuns 

Os assessores jurídicos do Procon-MG também abordaram outros golpes bastante comuns, principalmente tendo como vítimas pessoas idosas, como ofertas de empréstimos por telefone; ofertas de recompras de dívidas; golpes do “posso ajudar” e do “falso gerente”, geralmente cometidos no interior de agências bancarias; empréstimos disfarçados de benefícios ou prêmios, muitas vezes oferecidos por SMS; registro em máquina de valores superiores em compras com cartão; pedidos de ajuda por falso parente (falso sequestro), geralmente recebidos por meio do Whatsapp; links com vírus que capturam dados da vítima.  

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“É sempre indicado desconfiar de propostas irrecusáveis, ler cláusulas de contrato de empréstimo antes de assinar, não fechar negócios às pressas”, indicou Fernando Lucas. Segundo Regina Stum, aquelas pessoas que não quiserem receber ofertas de produtos ou serviços pelo telfone têm também à disposição o “Não me pertube”, um sistema de bloqueio de telemarketing disponível no site do Procon-MG.

Fonte: Ministério Público de Minas Gerais

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