Minas Gerais

São Francisco de Paula é o mais novo município a integrar o Pró-Mananciais

Comunidade contará com inúmeras ações para promover a recuperação e a manutenção do ribeirão Quebra-Anzol.

São Francisco de Paula, no Campo das Vertentes, é o mais novo município mineiro a integrar o Pró-Mananciais da Copasa. Com o aceite da prefeitura ao convite da Companhia para participar do programa, muito em breve a comunidade poderá contar com inúmeros benefícios proporcionados pelas ações do Pró-Mananciais, que serão realizadas para promover a recuperação e a manutenção do ribeirão Quebra-Anzol, utilizado para o abastecimento de água da cidade. A implantação do programa aconteceu em 4/7, durante reunião realizada na sede da prefeitura.

Durante a reunião, os integrantes da equipe socioambiental da Gerência Regional Lavras (GRLV) Eric Guimarães Lamounier e Alvino Soares de Oliveira, acompanhados do encarregado da Copasa em São Francisco de Paula, Hebert Sávio Lima, falaram sobre os objetivos e metodologias de trabalho do Pró-Mananciais. Eles ressaltaram a sua importância, especialmente, como uma alternativa para a mitigação e a prevenção dos efeitos agravados pela crise hídrica, além de abordarem as diretrizes do programa, resultados de ações já executadas em outros municípios. 

Participaram da apresentação do Pró-Mananciais ao município: o prefeito de São Francisco de Paula, Mériton Balduíno Alves; o secretário municipal de Obras, Weliton Desidério de Sousa Santos; a secretária municipal de Meio Ambiente, Gabriela Lage Marques; o vereador André Rodrigues dos Santos; o 1º Tenente do Corpo de Bombeiro de Militar, Antônio Márcio Vaz de Sousa; a representante da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Sônia Maria Lara; e representantes do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (Codema). 

Próximos passos 

A partir da implantação do Pró-Mananciais em São Francisco de Paula, ocorrerá a designação de um coordenador para a formação do Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia). O grupo será responsável por avaliar a necessidade e a viabilidade das atividades no cardápio do programa de maneira assertiva. Para isso, o Colmeia deverá ser formado por representantes de vários segmentos que ajudarão a promover discussões; elaborar, planejar e fiscalizar as ações; e acompanhar as atividades do plano de ações para o manancial contemplado. 

Também deverá ser produzido um diagnóstico a partir do reconhecimento das áreas do manancial e, na sequência, os levantamentos de campo para identificação das ações prioritárias do programa no município. Inclusive, algumas ações estratégicas para o manancial já foram debatidas durante a reunião de implantação, e o Executivo Municipal ofereceu total apoio para realização das atividades. 

O técnico do setor socioambiental da Copasa, Eric Guimarães Lamounier, fez um balanço positivo da reunião e destacou a expectativa dos representantes da prefeitura para o início efetivo das ações. “A reunião foi muito produtiva e saímos com boas expectativas para o início das atividades. Todos que participaram desse encontro se mostraram muito interessados e com boas ideias para que o programa seja promissor no município”, destacou. 

Sobre o Pró-Mananciais 

Criado pela Copasa em 2017, o Pró-Mananciais atua na mobilização da comunidade e de instituições parceiras, com o objetivo de construir coletivamente o sentimento de pertencimento da população à microbacia da região onde está inserida. O programa já está presente em 291 municípios em que a Companhia detém a concessão dos serviços. 

A atuação socioambiental da Copasa é pautada na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e em seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além dos dez princípios do Pacto Global. 

O Pró-Mananciais integra o ODS 15, que consiste em proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra, evitando a perda de biodiversidade.

Fonte: Agência Minas

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/CjaJTAO6opiCxq0XCnKHsp

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.