Minas Gerais

Segunda fase da operação O Grande Irmão cumpre mandados de prisão e de busca contra integrantes de organização criminosa em Minas e Goiás

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – Regional de Uberaba, em conjunto com as Polícias Militar e Penal e o Gaeco de Goiás, deflagrou hoje, 31 de agosto, a segunda fase da operação O Grande Irmão.

A ação dá continuidade à operação deflagrada em novembro de 2021, que apurou ameaças a autoridades judiciárias e ministeriais mineiras por parte de integrante de conhecida facção criminosa oriundo de Minas Gerais e preso em unidade de segurança máxima do Mato Grosso do Sul. As investigações do Gaeco Uberaba apontam para existência de um intrincado esquema de tráfico de drogas a partir do cárcere, onde reclusos e familiares colaboravam nesse processo criminoso.

A segunda fase é fruto de análises de materiais arrecadados na primeira etapa e de posteriores interceptações telefônicas, tendo sido coletados robustos elementos de prova contra os alvos de hoje em relação ao envolvimento com organização criminosa que atua no tráfico de entorpecentes dentro e fora de unidades prisionais, sobretudo no interior da Penitenciária de Uberaba I, assim como com quadrilha armada para prática de roubos, inclusive a propriedades rurais.

Foram cumpridos nove mandados de prisão preventiva e nove de busca e apreensão, sendo que um alvo já se encontrava custodiado na cidade de Itumbiara/GO, dois na Penitenciária de Uberaba I – PPAIO, um na Apac Feminina de Frutal e um em Estabelecimento Penal em Campo Grande/MS. Foram detidos um alvo na cidade de Inaciolândia/GO, dois em Sacramento e um em Uberaba. Um dos alvos se encontra foragido da Justiça mineira.

Além do cumprimento dos mandados expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Criminal da Comarca de Uberaba, ocorreram duas prisões em flagrante delito por posse ilegal de arma de fogo e entorpecentes e apreensão celulares, anotações e outras possíveis fontes probatórias.

Participaram da operação promotores de Justiça, agentes do Gaeco e servidores do MPMG, a Polícia Penal e a Polícia Militar, por meio da 5ª Região da PM, 4º, 37º e 69º Batalhões de PM.

O nome da operação faz referência ao romance “1984”, de George Orwell, que trouxe a famosa a expressão “The Big Brother is watching you”, propositalmente ambígua, que pode significar tanto “O grande irmão está observando você” como “O grande irmão está zelando por você”. Nesse sentido, a operação visa, ao mesmo tempo, zelar pela segurança social e manter a vigilância constante sobre a criminalidade organizada.

Fonte: Ministério Público de Minas Gerais

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/BkejgH7eyb568gp8m9fnlW

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.