Polícia

Operações conjuntas resultam em 16 prisões no Triângulo Mineiro

Nesta quarta-feira (5/10), foram deflagradas duas operações conjuntas, no Triângulo Mineiro, voltadas à apuração e à repressão qualificada a organizações criminosas envolvidas com a prática de crimes graves na região, como homicídios e lavagem de dinheiro. Ao todo, as equipes cumpriram 90 medidas cautelares, resultando na prisão preventiva de 12 alvos e na condução em flagrante de quatro suspeitos, além da execução de 66 ordens de busca, de mandados judiciais de indisponibilidade de bens dos investigados e de sequestro de 12 veículos.

As operações foram deflagradas nas cidades de Uberlândia, Araguari, Monte Alegre de Minas, Tupaciguara e Prata. Participaram dos trabalhos a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), o Ministério Público de Minas Gerais — por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da 8ª Promotoria de Justiça de Uberlândia, com apoio do Gaeco de Uberaba e de Patos de Minas — , e a Superintendência da Receita Estadual em Uberlândia, totalizando mais de 300 profissionais, além do emprego de um helicóptero da PMMG.

Operação Seth

A operação Seth [em referência ao deus egípcio do caos, da guerra e da confusão] é decorrente de apuração acerca de duplo homicídio qualificado — um consumado e um tentado — ocorrido na cidade de Araguari, em 20 de abril de 2021. Na ocasião, uma das vítimas foi morta com disparos de arma de fogo no interior do estabelecimento comercial de propriedade do pai dela, que também foi atingido e sobreviveu ao atentado.

Conforme apurado até o momento, o crime foi cometido de forma brutal, sem condições de defesa ou reação por parte das vítimas, por motivo torpe. As investigações apontam que o homicídio teve como motivação disputa por pontos de exploração de jogos de azar e do bicho entre duas associações criminosas distintas.

Em razão da operação, foram cumpridos hoje 18 mandados de busca e apreensão nas cidades de Uberlândia, Araguari, Tupaciguara e Prata. Apenas em um dos endereços, foi apreendido um caminhão carregado com cigarros contrabandeados, assim como mais uma carga do mesmo produto, em um depósito. O material foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal em Uberlândia.

Lavanderia dos Sonhos

A operação Lavanderia dos Sonhos decorre de uma investigação conduzida ao longo de mais de um ano, a qual resultou na identificação de uma organização criminosa voltada à prática de exploração de jogos de azar e do bicho na cidade de Uberlândia, assim como lavagem de capitais.

Segundo apurado, o grupo criminoso utilizava diversos imóveis para a exploração do jogo de azar e do bicho, assim como vários escritórios para a contabilidade do produto da infração, possuindo uma rede de comparsas que integravam a organização, com funções bem definidas. Os levantamentos indicam, ainda, a criação de um esquema estruturado de lavagem de dinheiro, como forma de ocultar e dissimular a origem ilícita dos recursos financeiros.

Nesta quarta-feira, 12 pessoas foram presas preventivamente. Ainda, quatro suspeitos foram conduzidos em flagrante pela prática de contravenção penal ligada à exploração de jogos de azar, sendo lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), conforme previsão legal. As equipes também cumpriram 48 mandados de busca e apreensão nas cidades de Uberlândia e Monte Alegre de Minas. Além disso, foram apreendidos 12 veículos, e cumprida a decisão judicial de indisponibilidade de bens dos líderes da organização criminosa, como forma de garantir o futuro ressarcimento integral dos cofres públicos.

As apurações prosseguem em relação a ambas as investigações.

Fonte: Polícia Civil de Minas Gerais

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/BkejgH7eyb568gp8m9fnlW

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.