Polícia

PF e RFB deflagram em conjunto operação para investigar crimes de estelionato e associação criminosa

Objetivo é reprimir delitos de estelionato e associação criminosa.

A Policia Federal e a Receita Federal deflagraram nesta quinta-feira, 6/10, em Belo Horizonte e Região Metropolitana, a Operação “Retificadora”, visando apurar a prática dos crimes de estelionato e associação criminosa.

Estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão em Belo Horizonte e Nova Lima/MG, expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Minas Gerais. A Justiça também decretou o bloqueio de contas de 13 pessoas físicas e jurídicas que seriam de propriedade do grupo fraudador.

Investigações revelaram que autodenominados “consultores” abordavam empresários, alegando, de forma enganosa, que estes contribuintes teriam direito ao ressarcimento de tributos.

Essas empresas, optantes pelo Simples Nacional, retificavam suas declarações informando que a obtenção de receita teria sido pela comercialização de produtos sujeitos à tributação monofásica de PIS e COFINS. Ocorre que não existia essa comercialização ou ela era muito inferior ao declarado, o que gerava o ressarcimento de valores pagos em razão desses tributos.

Estima-se que somente este grupo criminoso tenha causado o prejuízo de R$ 44 milhões aos cofres públicos.

Os responsáveis pelos escritórios de “consultoria” que ofereceram esses serviços poderão ser responsabilizados pela prática dos crimes de estelionato e associação criminosa.

Para a operação foram mobilizados 36 Policiais Federais e 18 Auditores da Receita Federal.

Fonte: Polícia Federal

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/BkejgH7eyb568gp8m9fnlW

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.