Polícia

PF faz exumação de corpo em cooperação internacional com o México

O objetivo é identificar se os restos mortais seriam de um brasileiro que estaria entre os mortos em uma chacina ocorrida no México.

A Polícia Federal deslocou na tarde de ontem, 2/10, efetivo policial com o objetivo de realizar a exumação de um corpo que seria de nacional brasileiro.

A ação foi originada de um pedido de Cooperação Jurídica Internacional em matéria penal feito pela Procuradoria-Geral da República do México, vinculado a uma investigação em curso pela prática do crime de homicídio qualificado.

O objeto do pedido foi a exumação dos restos mortais de um nacional brasileiro, enterrado em cemitério de município da circunscrição de Governador Valadares/MG, seguida da coleta de material biológico de familiares.

Peritos Criminais Federais, em conjunto com equipe multidisciplinar enviada pelo México, buscarão confirmar a identidade e a causa mortis do corpo exumado.

A execução dos atos será conduzida por agentes brasileiros, notadamente policiais do Setor de Medicina Legal e Odontologia da Polícia Federal e do Núcleo de Cooperação Internacional da Policia Federal em Minas Gerais, além do Ministério Público Federal. Participarão, na condição de observadores, peritos e antropólogos mexicanos e argentinos e o Ministério Público Federal da República do México.

Entenda o caso:

Em 2010 foram descobertos 72 corpos no município de San Fernando, no México. Os cadáveres seriam de estrangeiros que tentavam chegar aos EUA, conforme relato de um sobrevivente, que disse que eles foram sequestrados por um grupo armado que lhes ofereceu trabalho como sicários quando tentavam viajar em direção aos Estados Unidos. Eles teriam se recusado e foram mortos, inclusive 4 brasileiros.

No mesmo ano, os restos mortais chegaram às mãos de familiares no Brasil, em uma caixa fechada, sendo que o reconhecimento destes não havia sido autorizado pelas autoridades mexicanas, na época.

A revisão da identificação do corpo foi solicitada em 2013 por familiares de uma das vítimas, de forma que a exumação servirá para que seja feita a comparação entre amostras biológicas coletadas dos restos mortais e aquelas fornecidas, voluntariamente, pelos parentes diretos do falecido e para se chegar à causa da morte.

Fonte: Superintendência da Polícia Federal em Minas Gerais

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/KgP83rc41UWBYoi1HQ7Ya7

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.