Política

Inclusão nas escolas e saúde pública foram assuntos na Câmara de Divinópolis

IBRAPP e Semusa foram convocados pela Comissão de Saúde para reunião na Casa nesta quarta-feira (24)

A 22ª Reunião Ordinária realizada na tarde desta terça (23), na Câmara Municipal de Divinópolis contou com assuntos relevantes como educação e saúde pública. A ausência de suporte assistencial nas escolas e inclusão para alunos com transtornos de saúde, além dos últimos acontecimentos na saúde divinopolitana, foram o foco durante a reunião ordinária, tanto por parte dos Vereadores, quanto por parte da cidadã que fez uso da Tribuna Livre, Neide Aparecida Costa. Ela falou sobre “Inclusão nas escolas”.

“Hoje no nosso município há muitos alunos em escolas regulares com transtornos de autismo, TDH, dsilexia, TOD e eu como mãe atípica, venho aqui falar sobre a falta de estrutura para com nossos filhos nas escolas. Nós já estamos cansadas de ficar correndo nas escolas em busca de recursos para solucionar essa defasagem de educadores assistenciais. Hoje não tem educadores suficientes para atender as demandas de alunos com esses transtornos. Precisamos da ajuda do Poder público, dos Vereadores, do município e de todas as autoridades competentes para resolver a questão da inclusão nas escolas”, completou Neide.

Além da demanda relatada a respeito da área da educação, a 22ª Reunião Ordinária também foi palco de debate com relação à saúde pública e os últimos acontecimentos envolvendo atendimentos na UPA- Padre Roberto. Sobre esse contexto, o Vereador Lauro Capitão América (PDT) solicitou ao Presidente do Legislativo – Israel da Farmácia (Progressista) e também ao Presidente da Comissão de Saúde – Zé Braz (PL), a realização de uma Audiência Pública para discutir sobre a saúde pública em Divinópolis e os atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento.

Quem também fez coro com a solicitação, foi o Vereador Edsom Sousa (PSD): “eu me coloco a disposição para protocolar o seu pedido da Audiência Pública por meio da Comissão de Participação Popular, ainda hoje se for possível”, apoiou o decano da Casa.

Em resposta à solicitação, o Vereador Presidente da Comissão de Saúde, Zé Braz, disse que “no último dia 12 tivemos aqui a presença da Secretária de Saúde, Sheila Salvino, junto da equipe técnica responsável pela saúde mental, onde discutimos a atual situação dos CAP’s. Quanto a convocação, já oficiamos a equipe do IBRAPP – Instituto Brasileiro de Políticas Públicas, também a Secretária Municipal de Saúde, para uma reunião amanhã (24), às 13h aqui na Câmara Municipal, sobre a atual situação da UPA, referente à denuncias feitas junto a Comissão”, informou Zé Braz.


Sensíveis à temática em torno da inclusão nas escolas e em busca de uma solução no que tange aos problemas relacionados a saúde pública no município, os vereadores, também se manifestaram em seus pronunciamentos durante a sessão: Ana Paula do Quintino (Avante), Hilton de Aguiar (AGIR), Josafá Anderson (Cidadania), Breno Júnior (Novo), Zé Braz (PL), Ademir Silva (PSDB), Roger Viegas (União Brasil), Ney Burguer (Novo), César Tarzan (Republicanos), Rodyson do Zé Milton (PV), Israel da Farmácia (Progressistas), Flávio Marra (PRD) e Wesley Jarbas (Republicanos).

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.