Política

Lohanna França questiona Gleidson Azevedo poucas vagas para educação infantil em Divinópolis

Muitas famílias dependem da creche para trabalhar, principalmente as mães trabalhadoras.

A vereadora e deputada eleita Lohanna França (PV), criticou em suas redes sociais nesta quinta-feira (05/01), a quantidade de vagas ofertadas para a creche 2 da educação infantil em Divinópolis. Após fiscalização da vereadora, ficou constatado que 565 crianças inscritas estarão fora das salas de aula.

Em 2022 foram 753 inscritos no cadastramento na idade de 2 anos e 244 ficaram na lista de espera. Esse ano, foram 1.250 inscritos e somente 684 crianças terão acesso à educação infantil, deixando 565 de fora. 

A vereadora questiona a falta de planejamento do município, já que as vagas oferecidas este ano são menores do que os inscritos no ano anterior. “É importante lembrar que a educação infantil é direito constitucional (CF, art. 208, IV). Portanto, é inadmissível a omissão da Prefeitura que, ao deixar de garantir o acesso dessas crianças à educação, prejudica de maneira irresponsável o desenvolvimento delas!”

De acordo com Lohanna, uma das metas do plano Decenal de Educação do município era ampliar a oferta em creches de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até três anos até o final de 2019, e até 70% até o final de 2024. “Claramente faltou planejamento. Muitas famílias dependem da creche para trabalhar, principalmente as mães trabalhadoras”, ressaltou. 

Lohanna reforçou o pedido feito ao prefeito para que ouvisse a população na destinação de recursos para a cidade: “Lembra quando critiquei o uso dos R$15 milhões da Vale que a Prefeitura decidiu usar somente para calçamento? O recurso poderia ter sido dividido e usado para a construção de creches.” finaliza a parlamentar.

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.