Política

Roger Viegas cobra atrasos constantes e falta de medicamentos na Farmacinha

Durante a Reunião Ordinária desta terça-feira, dia 31 de outubro, o Vereador Roger Viegas (Republicanos) indagou, em seu pronunciamento, sobre os critérios do Governo em justificar a falta de um suplemento que, via judicial, seria disponibilizado para uma criança, conforme foi veiculado na imprensa divinopolitana, na Farmacinha Municipal, mas o Secretário de Saúde usou uma informação passada, pela fabricante, de que o nutriente estava em falta no mercado.

“Sabemos da diferença do particular para o público. Medicamentos e suplementos à venda, tanto local quanto na internet, e vem o Secretário de Saúde, Alan Rodrigo, utilizou -se de uma Nota Técnica, que segundo ele foi emitida pela indústria, para justificar a falta do suplemento para entrega. Como que há falta se o mesmo nutriente é encontrado nas prateleiras de nossa cidade?” – questionou Viegas.

Números demonstram que a indústria farmacêutica, após a pandemia, cresceu, e a prova disso é a quantidade de drogarias que são abertas, em nossa cidade, diariamente.

Roger continuou o seu pronunciamento, e colocou um áudio de um pai, denunciando a falta do medicamento, GH, hormônio utilizado no tratamento de crescimento, para o filho.

O cidadão foi à Farmacinha buscar o medicamento e estava com o estoque reduzido. Segundo informações, que ele recebeu de dentro da unidade, que a penúltima remessa seriam necessários 1.200 frascos, foram entregues somente 200.

“Segundo o relato deste pai, eram para chegar 1200 frascos, chegaram apenas 200, dai vem o questionamento, quem está apoiando quem? Quando vocês viram na mídia, o Secretário de Saúde, Alan Rodrigo, criticando o Estado pela falta de entrega de medicamentos e suplementos? E os deputados cobram? Não. Será alinhamento partidário? Como as cidades que são oposição ao Governador estão se saindo? Não deve nem estar chegando medicamento. Porque na cidade, onde se tem a maior estrutura de poder, com maior alinhamento político, não está chegando remédio. E a desculpa é só uma: ‘está em falta, porque a fabricante não tem o nutriente’, sendo que a própria empresa coloca à disposição na internet. São indagações que temos de fazer” – disse o Edil.

Viegas destacou, ainda, o que acontece nos postos de saúde, a fila para atendimento, a dificuldade para se conseguir um especialista, falta de médicos.

“Agora vou na questão dos postos, onde tem médicos, enfermeiros, e é um ‘Deus nos acuda’ para conseguir uma consulta, quando consegue, receitam o remédio; o cidadão vai à Farmacinha, e não tem o medicamento, é uma luta, uma guerra diária. Na hora de você tentar se curar, resolver o seu problema de saúde, ou você fica esperando cirurgia, ou fica brigando, judicialmente, para conseguir o medicamento, e depois dessa disputa judicial, o remédio não chega. Estão tentando ajudar o Estado a ter superávit. Vamos parar com essa picuinha, quer fazer política pensando em uma possível nomeação no Governo Estadual, mas faz com seriedade, e não tentando iludir a população com uma Nota Técnica falsa. Vão me desculpar, mas alguém está mentindo” – finalizou Roger.

Fonte: Vereador Roger Viegas

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/KgP83rc41UWBYoi1HQ7Ya7

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.