Política

Vereador Roger Viegas denuncia falta de freezer em posto de saúde; “População fica sem vacinação”

Durante o seu pronunciamento, na tarde de quinta-feira, dia 28 de setembro de 2023, o Vereador Roger Viegas (Republicanos) relatou uma situação alarmante que vem ocorrendo com toda população que depende do ESF do bairro JARDINÓPOLIS para a manutenção de sua saúde.
Isentando os servidores lotados no ESF, o Vereador questionou a falta de estrutura e de material  naquele posto de saúde.
“Os servidores se esforçam ao máximo para atender a população, porém, devido a falta de material de trabalho e estrutura, estes também se tornam vítimas da situação, ficando impossibilitados de realizar seu serviço de forma digna, ficando de mãos atadas, não tendo o que fazer pelas pessoas que ali procuram socorro” – disse o Edil.
Roger recebeu, nesta semana, várias reclamações e pedidos de socorro de pessoas que utilizam o ESF Jardinópolis e a falta de vacinas, é um dos problemas apontados.
“Isso mesmo, senhores e senhoras! Falta vacina no ESF, por falta de um freezer. Pasmem, faltam vacinas no ESF Jardinópolis porque o freezer encontra-se estragado; e por esse motivo, toda a população, que margeia o ESF Jardinópolis, encontra-se desprovida de uma das mais importantes ferramentas para manutenção da saúde. – relatou Viegas
O Vereador continuou apontando problemas estruturais no ESF, e por causa disso, os servidores são obrigados a orientar os usuários a procurar o ESF do Bairro São José ou até mesmo a UPA. Quando o paciente chega até onde foi orientado, o que acontece? A orientação é de retornar ao ESF de sua região – ou seja, o ESF Jardinópolis.
 “Se coloquem na situação: você já está com problema de saúde, já está doente e ao procurar atendimento, cria-se esse “jogo de empurra”: o ESF da sua região não pode lhe atender por falta de estrutura e material, já os outros ESF’s não querem lhe atender porque você não pertence àquela região. A UPA te orienta a voltar para seu ESF. Como que a pessoa que já está sensibilizada por um problema de saúde fica? Como ela se sente? Situação desumana” – questionou Roger.
Cobrando mais dignidade para toda população que faz uso daquele ESF, mais estrutura para um atendimento digno de quem ali faz uso, o Edil levou alguns áudios, de populares, que recebeu e que ilustram a situação aqui tratada.
“São relatos verdadeiros de pessoas que estão sofrendo com a desassistência do ESF Jardinópolis, chegando a comparar o ESF com uma canção de Vinícius de Morais, ‘A Casa’, que relata uma casa muito engraçada, que não tinha nada. Seria cômico, se não fosse trágico, porém o ‘não tinha nada’ se trata da assistência à saúde, que a casa deveria prestar à população. O ESF Jardinópolis é referido como uma casa abandonada, que não tem médicos, que não tem vacinas, não tem material para curativos, e que sequer tem o mínimo de estrutura para atender aos que ali clamam socorro. Venho implorar aos nobres colegas, Emendas Impositivas para melhorias no ESF, e questionar o Executivo, sobre o pagamento das Emendas anteriores destinadas ao ESF” – finalizou Roger.

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.