Saúde

2º LIRAa de 2023 apresenta queda de 75% no índice de infestação em Divinópolis

A Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), apresenta dados do segundo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado no período de 15 a 19 de maio. O estudo afirmou que a situação de risco geral de epidemia de dengue do município é considerada de médio risco.

O índice de infestação médio do município resultou em 2,8%, uma queda de 75% em relação ao último levantamento, realizado em janeiro deste ano, o qual estava em 11,3%. A pesquisa foi feita em 168 bairros e foram 6.069 imóveis vistoriados. Destes, 169 imóveis estavam com foco do mosquito, sendo 93% residências e 7% lotes vagos.

Focos e regiões

Das residências vistoriadas, 37% dos focos foram encontrados em bebedouros de animais, pratos e vasos de plantas; 28% em recipientes passíveis de remoção plásticos, latas, garrafas e pneus, 25% ralos, caixa de passagem, sanitários em desuso e fonte ornamentais e 10% caixa d’água, tanque e tambores. Locais em que é preciso estar atento.

As regiões nordeste e central tiveram o índice de infestação de 4,3%, consideradas em situação de alto risco de epidemia. As demais regiões estavam em situação de médio risco.

De acordo com o parâmetro técnico do Ministério da Saúde, índice de infestação entre 0 e 0,9% é considerado baixo risco de epidemia. Entre 1 e 3,9% médio risco, situação de alerta. Acima de 4% possui alto risco de epidemia.

Medidas para prevenção

De acordo com o supervisor da Vigilância em Saúde Ambiental, Juliano Cunha, pequenas atitudes dos moradores já auxiliam na eliminação dos focos do mosquito. “A situação preocupa pois, muitas vezes, a população coloca a responsabilidade somente no poder público, mas a própria população não toma atitude e não elimina os focos dos próprios quintais. O LIRAa mostra que a maioria dos focos seriam facilmente eliminados pelo próprio morador, como os que foram encontrados nos bebedouros de animais e nos recipientes plásticos nos quintais”, destacou.

Dessa forma, a Vigilância em Saúde Ambiental enfatiza a importância da população na luta contra o mosquito Aedes aegypti. É fundamental que cada munícipe vistorie seu quintal no mínimo uma vez por semana, recolhendo recipientes que possam acumular água, eliminar água armazenada, retirar pratos dos vasos de planta e acondicionar pneus e garrafas em locais cobertos.

A Semusa destaca ainda que na presença de algum sintoma da doença, procure atendimento médico para orientações e não faça uso de medicamentos. Para notificar e denunciar sobre os locais que possuem focos e reservatório do mosquito, basta ligar no número: (37) 3229-6823.

Boletim Dengue – 23/5

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa o balanço dos casos de dengue no município:

Casos notificados: 9.056
Casos confirmados: 3.133
Hospitalizações: 187
Óbitos: 0
*Dados foram extraídos em 22/05/2023 sujeitos a alterações.

Bairros com casos confirmados:

Santa Rosa: 260
Centro: 191
São José: 123
Interlagos: 117
Belvedere: 110
Sagrada Família: 82
Paraiso: 74
Planalto: 73
Danilo Passos I: 62
Dona Rosa: 60
*Dados foram extraídos em 22/05/2023 sujeitos a alterações.


Confira a programação do “fumacê” para esta semana:

Terça (23/5):  
– Bela Vista, pela manhã, em todos os quarteirões.
– Antônio Fonseca, à tarde, em todos os quarteirões.

Quarta (24/5):  
– Porto Velho, durante todo o dia, em todos os quarteirões.

Quinta (25/5):  
– Vila Romana, pela manhã, em todos os quarteirões.
– Vila das Roseiras, à tarde, em todos os quarteirões.

Sexta (26/5):
– Campina Verde, pela manhã, em todos os quarteirões.  
– Jardim das Oliveiras, à tarde, em todos os quarteirões.  

Sábado (27/5):
– Antônio Fonseca, pela manhã, em todos os quarteirões.

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.