Saúde

Alunos, professores e funcionários da Uemg são vacinados contra meningite C e covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis (Semusa), promoveu nos dias 7 e 12 de dezembro, uma ação de vacinação na Universidades do Estado de Minas Gerais (Uemg). As atividades foram promovidas pela Central de Imunização, nos períodos matutino e noturno.

A vacinação faz parte da estratégia de ampliação temporária da campanha contra a meningite C. A campanha vacina a população geral de 16 a 30 anos, trabalhadores de saúde e estudantes e trabalhadores do ensino superior ou técnico.

Entretanto, a ação oportunizou ainda a atualização das doses de covid-19 atrasadas ou esquemas primários incompletos. Ao todo, foram aplicadas 645 doses de vacinas, sendo 429 de meningite C e 216 de reforço da covid-19.

A vacinação teve a participação ativa dos professores e alunos dos cursos de enfermagem da Uemg e proporcionou que centenas de alunos, professores e funcionários da instituição, tivessem suas cadernetas de vacinação atualizadas.

De acordo com o coordenador da Central de Imunização, Tércio de Faria Leão, a estratégia de vacinação nas instituições possui robustos benefícios. “As vacinações extramuros tem mostrado resultados muito positivos, pois possibilita que esse público possa ser vacinado in loco. Isso é importante, uma vez que o ritmo frenético das atividades, como rotina de estudos muito complexas, aulas, projetos e estágios, dificulta o acesso as unidades de saúde nos horários de vacinação convencional”, pontuou.

As vacinas de combate à doença estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde do município de 8h às 16h. As unidades de saúde dos bairros Planalto, Tietê, Ermida, Sagrada Família e Belvedere também ofertará a vacina em período noturno, das 18h às 21h.

Sobre a meningite C

A meningite é provocada pela inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal (meninges). Ela pode ser causada por vírus, bactérias, fungos ou parasitas e as complicações podem levar o indivíduo a ter sequelas neurológicas ou ao óbito. Dentre os vários tipos de meningite, a meningite meningocócica chama atenção por ser um dos tipos mais severos e letais da doença. A transmissão se dá por meio das vias respiratórias, ou seja, de pessoa para pessoa, por gotículas e secreções do nariz e da garganta.

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.