Saúde

Aparecimento de escorpiões aumenta no verão

Período é de reprodução e população deve ficar atenta.

Os escorpiões tem hábitos noturnos, ficam escondidos durante o dia e saem à noite para se alimentar. É no verão que eles mais aparecem porque é período de reprodução e as altas temperaturas favorecem a proliferação. Com mais aracnídeos a solta, os acidentes aumentam e a população precisa redobrar os cuidados. Nesta semana, um homem capturou diversos escorpiões próximo a uma obra, no bairro Porto Velho, em Divinópolis. O vídeo circulou bastante nas redes sociais e a situação preocupou os moradores do bairro.

De acordo com o professor e coordenador dos cursos de Agronomia, Gestão do Agronegócio e Medicina Veterinária da Una, Gabriel Almeida Dutra, os escorpiões são artrópodes pertencentes à classe Arachnida, conhecidos pelos segmentos corporais e possuem um aguilhão venenoso. Em ambientes urbanos, podem ser encontrados em locais como entulhos, frestas de parede, buracos em árvores, jardins e terrenos baldios. “É preciso eliminar entulhos e acúmulo de materiais que são os esconderijos favoritos dos escorpiões. Eles preferem ambientes escuros e manter a casa limpa é essencial para afastar os aracnídeos. Os moradores devem fazer reparos em frestas, buracos e rachaduras nas paredes e pisos. Antes de vestir ou calçar algo que ficou fora de uso por um tempo, é prudente verificar se não há escorpiões”, orienta.

Caso encontre um escorpião pelo caminho, a recomendação é manter a calma e não utilizar métodos caseiros para eliminá-los, como o uso de fogo, porque pode aumentar o risco de acidentes. Em caso de picada, é preciso buscar assistência médica imediatamente, principalmente se a vítima for criança ou idoso. “Lavar o local da picada com água e sabão pode reduzir o risco de infecção. Não faça torniquetes ou tentativas de sucção do veneno, pois essas práticas podem piorar a situação. O paciente deve evitar movimentos bruscos que possam acelerar a disseminação do veneno”, alerta.

O professor ainda esclarece que a convivência com escorpiões requer conhecimento e precauções. A educação da comunidade é essencial para minimizar os riscos de acidentes. “Além disso, a colaboração entre moradores e autoridades locais é fundamental para a implementação de medidas preventivas eficazes. Juntos, podemos criar um ambiente mais seguro e harmônico para todos”.

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/HNKrVzu3YVh4MmiMDU2H4h

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.