Saúde

LIRAA de janeiro aponta que Pitangui está com alto risco de incidência do Aedes Aegypti

 Pitangui segue a tendência de alta no estado de Minas Gerais e registra aumento no primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes, LIRAa, realizado na última semana e divulgado hoje, 1º de fevereiro. O resultado é preocupante com Pitangui saindo de um LIRAa de 3,7% (médio risco) para 9,1% que elevou a cidade a condição de alto risco para incidência do aedes aegypti que é o causador da dengue, zika e chikungunya.

Outro dado importante revelado pelo LIRAa de janeiro em Pitangui é referente ao Índice de Breteau, IB, que está 15,1%. Esse indicador é um valor numérico que define a quantidade de Aedes aegypti em fase larvária encontrada dentro das residências e serve como referência para medir o nível de infestação do mosquito. O Ministério da Saúde define como ideal índices iguais ou abaixo de 1,0.

A Prefeitura de Pitangui seguirá com os trabalhos de vistorias nas residências, mas se não houver o engajamento da população, no sentido de remover rotineiramente possíveis criadouros do aedes em seus imóveis, a situação pode se agravar. Conforme a própria projeção do Governo de Minas que prevê o pico da doença para meados de fevereiro e início de março.

As ações da Prefeitura de Pitangui não se limitam, apenas, ao trabalho dos Agentes de Endemias. Servidores da Secretaria de Obras participam de operações pontuais que removem entulhos que poderiam se constituir em criadouros do aedes em diversas regiões da cidade.

A Prefeitura de Pitangui esclarece que o combate ao mosquito aedes aegypti é a forma mais eficaz de prevenção a dengue e outras doenças. Dez minutos por semana é tempo suficiente para fazer uma vistoria no seu imóvel. Desse modo, o ciclo de vida do mosquito poderá ser interrompido.

Sendo assim, é necessário que o cidadão verifique se a caixa d’água está bem tampada; que coloque areia nos pratos de plantas; recolha e acondicione o lixo do quintal, limpe as calhas e verifique se há água parada no reservatório atrás da geladeira. Adotando essas e outras medidas a incidência do aedes será controlada.

Em caso de dúvidas ou para mais orientações, o telefone do Setor de Epidemiologia de Pitangui é o 3271-5398.

Fonte: Prefeitura de Pitangui

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/HNKrVzu3YVh4MmiMDU2H4h

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.