Saúde

Prefeitura de Divinópolis confirma o primeiro óbito por Varíola dos Macacos no município

A vítima foi um homem de 33 anos e portador de comorbidades. Ele foi admitido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto e posteriormente, foi transferido para o Hospital Manoel Gonçalves em Itaúna, onde a doença foi notificada.

O resultado detectável do exame para Monkeypox ocorreu no dia 5 de outubro, na sequência, o paciente foi transferido para Belo Horizonte, onde evoluiu para óbito no último sábado (22/10).

O primeiro caso notificado da doença ocorreu no dia 3 de agosto, na Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Centro Social Urbano (CSU). Já no dia 12 de setembro, houve a primeira confirmação de casos da doença no município.

Sobre a doença

A Monkeypox ou “varíola dos macacos” como é popularmente conhecida, é uma doença viral. A transmissão entre humanos ocorre, principalmente, por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas.

Os sinais e sintomas duram de 2 a 4 semanas. Na pele, surgem lesões de consistência mais dura, visíveis e elevadas, a febre tem início súbito e há presença de inchaço dos gânglios, popularmente identificado como ínguas, sendo essa uma característica clínica que distingue a Monkeypox de outras doenças.

Informe Epidemiológico de Monkeypox – 26/10
Número atualizado de casos de Monkeypox no município:

Casos Notificados: 39 (31 casos registrados em homens e 8 casos em mulheres)
Testes Realizados: 31
Casos Confirmados: 4
Casos Descartados: 25
Casos em Análise: 2
Casos recuperados:2
Óbito: 1

Casos notificados (por faixa etária):
0 a 4: 8
5 a 9: 3
10 a 14: 3
15 a 19: 6
20 a 29: 3
30 a 39: 6
40 a 49: 4
50 ou mais: 6

Fonte: Prefeitura de Divinópolis

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/BkejgH7eyb568gp8m9fnlW

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.