Saúde

Secretaria de Saúde justifica tumulto e demora no atendimento da Farmácia Municipal em Divinópolis

Após o flagrante realizado por diretores do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) da caótica situação da Farmácia Municipal localizada na Avenida do Contorno, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) se posicionou através de nota publicada na última terça-feira (6). Neste dia, a presidente do Conselho Fiscal do Sintram, Lucilândia Monteiro, e a diretora de Formação Sindical, Geise Silva, estiveram no local para apurar a denúncia de que um erro no sistema estava duplicando o número de pessoas agendadas por horário, causando longas filas do lado externo da Farmácia, demora no atendimento e sobrecarga para os servidores. Essa situação vem sendo verificada desde o dia 1º desse mês e somente após o flagrante feito pelo Sintram essa semana, a Semusa anuncia que vai adotar medidas para resolver o problema.

Lucilândia Monteiro observou que o local não oferece estrutura adequada para o grande número de pessoas e confirmou a sobrecarga para os servidores. No mesmo dia, foi feita uma tentativa de contato com o secretário municipal de saúde, Alan Rodrigo Silva, para cobrar uma solução do problema, porém a Semusa informou que ele estava em reunião durante todo o dia. O Sindicato comunicou a situação à responsável técnica da Farmácia Central e também cobrou uma resolução da situação.

NOTA

Na nota oficial, a Semusa informou que devido “a adesão do município à Política de Descentralização do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, a agenda da Farmácia Municipal Central precisou sofrer alterações”.

Disse ainda que “durante a realização das modificações de agenda, ocorreu duplicação de horários, o que fez com que gerasse um atraso no atendimento dos pacientes. Além disso, com a descentralização, os serviços da farmácia estão passando por uma adequação, incluindo a dispensação por meio de outro sistema”.

De acordo com a Semusa, os pacientes agendados para o recebimento de medicamentos do componente básico do município foram todos atendidos antes do final do expediente da farmácia na terça-feira, quando o Sintram flagrou a superlotação. Disse ainda que a Farmácia Municipal Central estenderá o seu horário de funcionamento, conforme a necessidade e acrescentou que a farmácia está entrando em contato com os pacientes agendados para a reorganização dos horários. A Semusa não esclareceu como será feita a ampliação do horário e também não comentou sobre a situação dos servidores.

POLÍTICA DE DESCENTRALIZAÇÃO

A Política de Descentralização do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, citada pela Semusa como justificativa para o tumulto no atendimento da Farmácia Central, foi instituída pelo governo do Estado através da Resolução 7.785, da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG), de 21 de outubro de 2021. De acordo com a Resolução, o objetivo do programa “é ampliar e qualificar o acesso aos medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), contribuindo para a promoção do uso racional de medicamentos e da integralidade da atenção à saúde”.

Pela adesão ao programa, Divinópolis já recebeu do Estado R$ 166.390,01, assim discriminados:

– Novembro de 2021 – R$ 119.998,50 (Resolução SES/MG Nº 7.986)
– Janeiro de 2022 – R$ 46.391,51 (Resolução SES/MG Nº 7.986)

Fonte: Sintram Centro Oeste/MG

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