Saúde

Semusa imuniza pacientes oncológicos no Hospital do Câncer em Divinópolis

A Central de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou nos dias 15 e 16 de março, uma ação de vacinação contra covid-19 e meningite C, no Hospital do Câncer do Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD).  

Ao todo, foram ofertadas 326 doses de imunizantes, sendo 296 doses de reforço contra a covid-19, com a vacina Pfizer bivalente, e 30 contra a meningite C. A vacinação contemplou os pacientes imunodeprimidos internados, pacientes que estão em tratamento de radioterapia e quimioterapia, além daqueles atendidos ambulatorialmente pelas equipes multidisciplinares (fonoaudiologia, nutrição, psicologia, serviço social entre outras).

Na ocasião, também foram abordados os acompanhantes que se enquadravam no público-alvo prioritário. Foram contemplados tanto os residentes em Divinópolis, quanto os de outros municípios atendidos no Centro de Oncologia. A ação beneficiou diversos pacientes oncológicos que possuem uma condição de vida limitada por causa da doença e que puderam receber os imunizantes in loco concomitantemente aos atendimentos multiprofissionais.  

De acordo com a gerente do Serviço de Apoio, Diagnóstico e Tratamento (SADT), Paula Maia, a vacinação é fundamental no combate à doença. “Ao vacinar a população, diminuiu-se a incidência de determinada doença. À medida que toda a população vai sendo vacinada, os índices caem até que nenhum caso seja mais registrado, pois toda a população está protegida. Trazer a vacinação para nossas unidades fez com que os pacientes tivessem acesso mais fácil e garantia de imunização. Foi um grande ganho assistencial para nossos pacientes”, destacou.

O coordenador da Central de Imunização, Tércio Leão, ressaltou sobre a importância da vacinação desse público com o reforço da Pfizer bivalente. “A Pfizer bivalente possui uma resposta imunológica mais robusta, já que estão incluídos na sua composição antígenos que protegem tanto das cepas originais da covid-19, quanto da cepa Ômicron e suas subvariantes. As doses de reforço com vacinas dessa plataforma são muito importantes, pois, diferentes estudos têm demonstrado a redução da resposta protetora a partir de 4 e 5 meses, principalmente nesses grupos específicos (sistema de defesa comprometido, maior vulnerabilidade, maior risco de gravidade)”, afirmou.

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.