Divinópolis

Autoridades prestigiam abertura da Semana do Desenvolvimento Econômico

A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes), realizou na manhã de hoje (28/3), a abertura oficial da Semana Municipal de Desenvolvimento Econômico.


Na abertura do encontro, a servidora da Secretaria Municipal de Saúde, Priscila Bernardo de Oliveira, cantou o Hino de Divinópolis ao som de seu violão e emocionou a todos os presentes. 
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Angelo Gonçalves, abriu o evento falando sobre o destaque de Divinópolis no cenário econômico estadual. “O objetivo é realizar anualmente a Semana do Desenvolvimento Econômico para evidenciar esse tema tão relevante e importante, não apenas no nosso presente, mas pensando no futuro de Divinópolis. A cidade já se posiciona entre as mais empreendedoras do Estado, fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido há pouco mais de um ano de sucesso e que uma ação da própria semana do desenvolvimento já compõe também esse portfólio que já levou Divinópolis a essa projeção em todo o estado”, destacou.
 
Sobre este projeto, o Luiz Angelo lembrou a rodada de negócios realizada no ano passado. “Em razão da pandemia, realizamos a primeira semana do desenvolvimento de forma remota, mas repleta de iniciativas relevantes. Uma delas foi a rodada de negócios, entre os nossos pequenos empresários de Divinópolis com grandes compradores públicos, dentre elas a própria Prefeitura, Uemg, Bombeiros, Polícia Militar, UFSJ, dentre outros. Esta iniciativa fez com que Divinópolis concorresse como cidade empreendedora, que agora é finalista do prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor”, ressaltou. 
 
Humberto Freitas, presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), destacou que, atualmente, segundo o IBGE, 30% dos jovens entre 18 e 24 anos estão desempregados. “Ao mesmo tempo, 70% dos bares da cidade querem contratar pelo menos três pessoas, então, emprego tem. O setor da gastronomia é o que mais emprega esse jovem sem capacitação, tem vagas em aberto que não são preenchidas. Em poucos anos teremos importantes pontos turísticos como a Cruz de Todos os Povos e o Lago das Roseiras e precisamos que nossos jovens sejam capacitados para esta transformação que vem aí. Poderemos ter uma invasão de mão de obra qualificada e nossos jovens poderão ficar de fora do mercado de trabalho. A preocupação do Comtur hoje é promover esta capacitação ao atendimento, a receptividade, a socializar e falar bem da cidade, pois, se não pensarmos nisso hoje, esses jovens vão perder empregos. Contamos com todas as associações presentes e empresários para começar a capacitar esses jovens”, reforçou. 
 
Para a vice-prefeita e secretária de governo, Janete Aparecida, mesmo com o grande potencial para o desenvolvimento, ainda é preciso muito trabalho em Divinópolis. “É preciso formar mão de obra adequada pois, dessa forma, a cidade se torna atrativa. Não vai ser terreno que vai fazer com que uma empresa venha para cá, mas sim a mão de obra de qualidade. E é isso que as empresas estão buscando. É preciso também dar oportunidades de um primeiro emprego para os jovens da periferia e nossos universitários”, lembrou.
 
De acordo com o prefeito Gleidson Azevedo, Divinópolis é uma cidade com grande potencial e precisa das várias parcerias para se desenvolver cada vez mais. “Divinópolis é uma metrópole e tem muito potencial. Temos as universidades, nossos estudantes, temos turismo, shows, temos saúde, temos tudo. Se o problema é geração de emprego, hoje nós temos muitas vagas de emprego, vamos focar agora na questão da mão de obra. Vamos chamar todos os envolvidos para dentro e resolver esta questão da mão de obra, porque eu tenho certeza que, juntos, nós vamos fazer uma cidade melhor”, enfatizou.
 
Estiveram presentes os vereadores Diego Espino, Roger Viegas e Flávio Marra, e os secretários municipais Pabloneli Vidal do Meio Ambiente e Gabriel Vivas da Fazenda. Dentre as autoridades presentes, também participaram do evento a diretora da Uemg, Ana Paula Martins e o vice-diretor, André Martins; o presidente do GEEC, Jomar Gontijo; o vice-presidente da Acid, Luiz Eduardo Fonseca de Oliveira e a diretora executiva, Denise Coronado; o diretor Administrativo da CDL e presidente do Grupo Gestor, Kildare Morato;  o diretor do Senac, Alexandre Carvalho e o  consultor de Negócios, Wellington Pimentel; o analista ambiental  da Fiemg, Túlio de Sá; a executiva da Abrasel, Kênia Silveira; o representante do Cefet, Flávio Mateus; o representante do Sinvesd, Hideraldo Souza e o representante do Rotary e Maçonaria, Celso Araújo. 
 
O evento foi encerrado com mais uma apresentação musical da servidora Priscila Bernardo de Oliveira.

Participe das outras ações da Semana do Desenvolvimento Econômico:

28 a 30 de março – Cursos Profissionalizantes Gratuitos – Mais informações neste link https://bit.ly/3Nt4lIP .

29 e 30 de março – Painéis de Discussão – Mais informações neste link https://bit.ly/3NtF1T3 .

31 de março – Feira de Empregos – Mais informações neste link https://bit.ly/3uCQmHU .

31 de março – Seminário de Turismo – Mais informações neste link https://bit.ly/3K0aQkc .

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.