Divinópolis

Espetáculos, apresentações e vivências na agenda de atrações do Inverno Cultural

Lá, o congado; aqui o samba!

Em contagem regressiva para o dia 8 de julho, o 34º Inverno Cultural se prepara para levar  arte e festejos às ruas de São João del-Rei! Até 16 de julho, serão mais de 90 atrações: espetáculos, shows, exposições, vivências e oficinas. A programação dos nove dias de festival está disponível  no site e no Instagram do Inverno.

Em comemoração aos 90 anos do quadro Operários, de Tarsila do Amaral, o festival procura evidenciar e debater a situação dos trabalhadores dedicados ao movimento artístico-cultural, tão afetados pelo isolamento social e pelo conservadorismo político. Sob o fio condutor do resgate histórico e afetivo, o palco principal foi montado no bairro Fábricas, na antiga Fiação e Tecelagem João Lombardi, uma das remanescentes do período áureo da indústria têxtil regional. Recontar as crônicas da cidade, pelo olhar dos que a construíram, é dar voz às pessoas mais simples e extraordinárias que formam o tecido social.

As atrações se distribuem em todos os períodos do dia: das oficinas pela manhã e de tarde, aos shows sob o pôr do sol e ao cair da noite. A abertura do Inverno, no sábado, 8, parte do Largo do Rosário com o tradicional cortejo do Congado da Maria. A caminhada se estende à Rua do Carmo, trilhando um espaço de força religiosa ancestral. E é só o começo… as atividades se estendem até as 20h e terminam com Calmaria, espetáculo de Maria Clara Ferrer. A semana se prolonga entre Artes Cênicas, Artes Visuais e Arte-Educação, pontilhada pelos tons, levezas e emoções da Música e da Literatura.


O Duo Aduar, indicado ao 30° Prêmio de Música Popular Brasileira, canta suavidades e aconchego, enquanto debate questões ambientais e o resgate da cultura caipira. Otávio Deluchi e Vicente Paschoal compartilham, na mais envolvente apresentação, conhecimentos em violão clássico, prendendo o espectador em cada toque do instrumento.

 Duo Aduar e Otávio Delucchi

O espetáculo Trabalhadores vem do Rio Grande do Sul. A ideia do teatro de marionetes é para toda a família: narrar poeticamente o cotidiano de trabalhadores populares por meio de seus gestos: varrendo a rua, entregando cartas, cuidando do filho – pequenas e recorrentes rotinas salpicadas de surpresas e atos circenses. O público infantil também tem espaço nas vivências e espetáculos pensados exclusivamente para a criançada, como na montagem A raposa e o principezinho, que fala sobre o valor da amizade.

  Trabalhadores e A Raposa e o Principezinho

Uma coletânea de curtas-metragens, com musicais e documentários sobre a Semana de Arte Moderna de 1922 e as expressões artísticas que consagraram nossa brasilidade é o oferece a Mostra Audiovisual, cuja programação se desdobra ao longo dos dias de festival, nas quatro cidades que o recebem: São João del-Rei, Divinópolis, Ouro Branco e Sete Lagoas. O Centro Cultural segue como espaço de compartilhamento de outras histórias, escritas sob o olhar sensível de vários realizadores.

Mostra Audiovisual em São João del-Rei

No domingo, 16, o Inverno Cultural se despede. Assim como a abertura, seu término homenageia uma das múltiplas expressões intrínsecas à cultura popular são-joanense. Lá, o congado; aqui o samba! A Bateria Tsunami do Grêmio Recreativo Escola de Samba Bate Paus, agremiação mais antiga ainda em atividade em São João del-Rei, completou 90 anos no Carnaval de 2023 e promete uma despedida para deixar saudades…

Fonte: UFSJ

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/CjaJTAO6opiCxq0XCnKHsp

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.