Divinópolis

Rodas de conversa, palestras e mobilizações marcam a “Semana de Prevenção às Drogas” em Divinópolis

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), vem realizando ações referentes à “Semana de Prevenção às Drogas – Prevenção: uma conexão com a vida!”, promovida em parceria com a Diretoria Sobre Drogas e Direitos Humanos.

Ao longo desta semana, ações de prevenção foram realizadas com intuito de promover atividades que favoreçam o debate público em torno da Política sobre Drogas. Além de disseminar boas práticas no campo da prevenção, bem como de acolhimento, tratamento e reinserção social. Essas atividades são voltadas às pessoas que precisam de apoio para superar situações de uso, abuso e ou de álcool e outras drogas.

A iniciativa visa boas escolhas como ferramentas de prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas, e aborda temas como: boas escolhas; lazer e cultura como novos hábitos em prol da prevenção de recaídas; atividade física: saúde física e mental como ideal; a importância da rede de apoio; o amor e a conexão com a vida.

Durante a semana, foram intensificadas as rodas de conversa, e as atividades educativas e de mobilização social, nos serviços ofertados pela Semas, tais como os Serviços de Convivência Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

As ações ocorreram também no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps-Ad), na Rede Complementar de Cuidados Álcool e Drogas do município (Comunidades Terapêuticas) e Clínica São Bento Menni. Diversos profissionais como educadores físicos, psicólogos, assistentes sociais, voluntários do amor exigente, pessoas ligadas à música e arte contribuíram para a realização das atividades.

Entre as ações marcantes da semana, houve a mobilização social realizada na Praça do Santuário, promovida pelo Caps-Ad, em parceria com a Semas, e o circuito de roda de conversas itinerantes, que ocorreram nas comunidades terapêuticas regulamentadas no município.

De acordo com Maicom Marques, diretor de Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos, “o objetivo da semana é sensibilizar, chamar a atenção e promover uma reflexão da sociedade em torno da prevenção às drogas e ao mesmo tempo, dar visibilidade à política sobre drogas desenvolvida no município”, destacou.

Fonte: Prefeitura de Divinópolis

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Kw8glgN7LBV6viJLVheNmd

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.