Divinópolis

Sinan revela dados sobre violência registrados  Divinópolis

A Prefeitura de Divinópolis, através da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de saúde (Semusa), divulga hoje (21/9), dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), referentes aos casos de violência registrados no primeiro semestre deste ano de 2022.

Setembro é o mês instituído no âmbito do município a “Campanha Setembro Amarelo”, cujo o objetivo é mobilizar e envolver a sociedade civil para a valorização da vida e prevenção do suicídio, que é um dos tipos de violência autoprovocada.

De acordo com boletim epidemiológico do primeiro semestre, em Divinópolis foram notificados 54 casos, destes, 37 foram violências físicas, 19 do tipo sexual, oito psicológicas e 13 autoprovocadas (tentativa de suicídio). Dentro dos casos notificados, 43 dos registros ocorreram com mulheres, 25 com menores de idade, e sete contra idosos.

A violência, nas suas mais diversas formas, contribuí para a perda de qualidade de vida entre as pessoas, exercendo um grande impacto social e econômico.

Sendo assim, as pessoas que se depararem ou sofrerem algum tipo de violência, devem procurar atendimento e a denúncia pode ser realizada através dos seguintes números:

Disque 100 – Recebe, analisa e encaminha denúncias de violações de direitos humanos relacionadas a crianças e adolescentes.

Disque 180 – Presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência

Disque 181 – Serviço destinado ao recebimento de informações dos cidadãos sobre crimes de que tenham conhecimento e possam auxiliar o trabalho policial onde a identidade do denunciante e denunciado é preservada.

Disque 190 – Recebe ligações de forma gratuita em todo o território nacional e, no Paraná, também pode ser acionado por aplicativo.

Fonte: Prefeitura de Divinópolis

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/BkejgH7eyb568gp8m9fnlW

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.