Minas Gerais

Diretor de Atração de Investimentos do Invest Minas, Ronaldo Barquette, participa de reunião do COMDES na FIEMG

Membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Divinópolis (COMDES), se reuniram na tarde de ontem (06), na Sede da FIEMG Regional Centro-Oeste. Além dos conselheiros, participou do encontro, o Diretor de Atração de Investimentos do Invest Minas, Ronaldo Barquette.

Barquette foi convidado para falar sobre as ações e estratégias para o retorno das atividades no Aeroporto Brigadeiro Cabral, em Divinópolis e o novo Marco Legal do Transporte Ferroviário. Dentre os principais assuntos abordados, Barquette falou do modal aéreo em Minas Gerais; do incentivo tributário para as operadoras aéreas e das expectativas quanto à retomada de voos comerciais.

De acordo com o Diretor do Invest Minas, as oportunidades oriundas do setor ferroviário contemplam 3 pontos essenciais: o Planejamento Ferroviário Estratégico, que foi desenhado pela Fundação Don Cabral em parceria com a Agência Nacional de Transporte Ferroviário, no qual foram listados diversos trechos dentro do estado que são muito interessantes para a iniciativa privada; o Novo Marco Ferroviário, que possibilitou que a exploração do trechos não seja feita através de concessão e sim de autorização, permitindo que qualquer empresa que tenha interesse em algum trecho em Minas ou no Brasil não precise depender de uma concessão e sim de uma autorização feita através do Governo Federal para explorar o trecho comercialmente por até 99 anos; e, por fim, a renovação antecipada das concessões das empresas que já operam no setor ferroviários por exemplo, a MRS, que acabou de ter sua aprovação pelo TCU com investimento de R$ 10 bilhões, sendo R$ 5 bi dento de Minas.

“São pontos que representam uma mudança de paradigma, uma vez que hoje, o Brasil tem apenas 15% do seu transporte através do modal ferroviário, uma porcentagem muito baixa em função das dimensões do Brasil e do fluxo de carga que temos hoje”, pontuou Barquette.

Outro assunto discutido na reunião do COMDES foi a adequação do Aeroporto Brigadeiro Cabral, possibilidade de novos voos e o tratamento tributário setorial para os setor de passageiros de cargas. A proposta é que seja feita uma pontuação para as empresas aéreas, levando em consideração o número de acentos disponibilizados, quilômetros voados com destino em Minas Gerais e o número de cidades atendidas. “Essa pontuação vai refletir no desconto do ICMS, que  representa mais de 1\3 dos custos da companhia aérea; é um tratamento tributário muito interessante para as empresas”, afirmou Barquette.

Para o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Divinópolis, Luis Angelo Gonçalves, é importante destacar a integração do Conselho de Desenvolvimento, setor produtivo e do Governo de Minas, por meio do Invest Minas, na promoção de um ambiente favorável aos negócios. “Hoje falamos de temas muito relevantes, como as oportunidades no sistema ferroviário e novos acordos do Governo de Minas com as companhias aéreas para viabilizar voos regionais e maior números de voos em Minas; são pautas bastante importantes e que fazem parte do Plano de Desenvolvimento Econômico e precisam da nossa atenção”, enfatizou.

De acordo com o Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste e do SINDUSCON-CO, Eduardo Soares, que também é um dos membros do COMDES, é necessário pensar conjuntamente em estratégias de atração de investimentos para Divinópolis. “Discutimos hoje vários assuntos relevantes; são ações que nascem através da união das entidades de classe, Conselho, Poder Público, com o apoio do Governo do Estado e estão gerando frutos para nossa cidade e região”, afirmou o líder empresarial.

Fonte: FIEMG Regional Centro-Oeste

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Ipn5sNVqaDc7WwATXAwFsF

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.