Minas Gerais

Procon-MG multa Colégio Bernoulli por conduta abusiva na venda de uniformes escolares

O Procon-MG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), multou a instituição de ensino Bernoulli pela prática de conduta ilícita ao disponibilizar somente um único fornecedor para a confecção do uniforme escolar e por aplicar preços abusivos. Tais condutas contrariam os artigos 6º, II, IV e 51, IV, todos do Código de Defesa do Consumidor.

A multa foi estabelecida em R$ 287.500,00, que deverá ser paga no prazo de 30 dias a contar da data de recebimento da notificação.

De acordo com a Decisão Administrativa, a instituição de ensino efetivamente descumpriu as normas de proteção consumerista, em especial sobre a não disponibilização de outros fornecedores, bem como do logotipo para confecção do uniforme escolar, inviabilizando a concorrência e a prática de preços mais justos.

Afirma o Procon-MG que “exigir produtos de determinadas marcas ou que sejam adquiridos em específicos estabelecimentos viola, flagrantemente, a liberdade de escolha, que é, inquestionavelmente, um dos mais importantes dentro do sistema jurídico de defesa do consumidor”.

Segundo a Decisão, a empresa deverá suspender imediatamente a conduta abusiva e poderá apresentar recurso no prazo de 10 dias a contar da data da intimação. Na ausência de recurso, a fornecedora deverá efetuar o pagamento integral da multa no valor de R$ 287.500,00.

Caso a multa não seja quitada nos prazos estabelecidos, haverá a inscrição do débito em dívida ativa, pelo Procon-MG, para posterior cobrança com juros, correção monetária e outros acréscimos legais.

Fonte: Ministério Público de Minas Gerais

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/BkejgH7eyb568gp8m9fnlW

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.