Minas Gerais

Sebrae Minas e Cemil atendem pecuaristas do Centro-Oeste mineiro com o Sebraetec FIV

Iniciativa foca no melhoramento genético do gado por meio de técnica de fertilização in vitro.

Produtores de leite do Centro-Oeste do estado participam do Sebraetec FIV, programa de acesso subsidiado ao processo de melhoramento genético do rebanho. A iniciativa do Sebrae Minas é voltada para produtores vinculados à Cemil, empresa parceira do projeto. O programa começou na região em maio deste ano, e seguirá até 2023.

Para facilitar o acesso de pequenos produtores ao Sebraetec FIV, o programa terá 70% do valor subsidiado pelo Sebrae Minas, 15% pela Cemil e os 15% restantes pelo participante. Os produtores que não forem vinculados à empresa parceira, mas que desejam fazer parte do programa, poderão se inscrever por meio deste link. Neste caso, o subsídio do Sebrae Minas se manterá 70% e os outros 30% ficará por conta do produtor.

A sigla FIV é referente ao processo de fertilização in vitro de bovinos, no qual o óvulo de uma vaca é fecundado em laboratório, o que leva a acelerar o melhoramento genético do rebanho, ao aproveitamento das fêmeas mais novas ou mais velhas, que não suportariam uma gestação natural, e ao nascimento de animais com qualidade superior.

O método FIV também permite mais embriões de uma única doadora, o aumento do nascimento de fêmeas, para a pecuária de leite, a padronização do grau de sangue desejado de acordo com o sistema de produção, caso utilize-se genética da prestadora, a maior produtividade de leite e rebanho, além da permanência do produtor no campo, possibilitando o aumento de sua renda e a valorização da atividade leiteira.

“Aumentar e melhorar a qualidade do rebanho é um benefício tanto para o produtor como para os consumidores. Além de melhorar a produção de leite, gerando ganho para quem produz”, destaca a analista do Sebrae Minas Ana Caroline Pessoni.

Resultados

Desde sua implementação no Centro-Oeste, o projeto em parceria com a Cemil já atendeu 17 produtores, dos quais 12 continuam no programa. Cinco participantes de Bambuí, Córrego Danta e Serra da Saudade já concluíram o Sebraetec FIV na região. Eles atingiram uma taxa de concepção acima de 50%.

O supervisor administrativo de captação leiteira da Cemil, Luís Gustavo Moreira Ferreira, comenta sobre a importância e as expectativas para o projeto: “o Sebraetec FIV sempre foi um sonho dos nossos fornecedores de leite, e vimos que junto ao Sebrae Minas seria a melhor alternativa para ajudá-los. Em 2022, iniciamos este projeto dentro do Programa Mais Leite Saudável (PMLS) e tivemos resultados incríveis, com taxas de concepção acima de 50%. Para 2023, esperamos aumentar o número de cidades atendidas, levando o programa para mais produtores”, ressalta o supervisor da Cemil.

Pecuária em números

Segundo a Pesquisa da Pecuária Municipal 2020, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Minas Gerais tem a quarta maior população bovina do país, formada por 22,2 milhões de cabeças de gado. Além disso, de acordo com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), mais de 310 mil fazendas mineiras dedicam-se à pecuária de leite ou de corte no estado.

Fonte: Sebrae Minas

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/BkejgH7eyb568gp8m9fnlW

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.