Polícia

PCMG conclui inquérito sobre morte de paciente durante exame

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) concluiu, sem indiciamento, o inquérito policial que apurou as circunstâncias da morte de uma paciente, de 49 anos, durante exame de endoscopia digestiva alta. O procedimento médico foi realizado em uma clínica localizada na região do Barreiro, na capital, em 18 de julho deste ano.

O trabalho investigativo foi conduzido pela 2ª Delegacia de Polícia Civil Barreiro. Segundo apurado, depois de iniciado o exame, a paciente apresentou um quadro de esforço respiratório, evoluindo, em seguida, para uma parada cardiorrespiratória. Consta ainda que, mesmo após todos os procedimentos de urgência – realizados tanto pelo médico e pela equipe responsável pelo exame quanto pelos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que compareceram na clínica –, a mulher não resistiu.

Depois da morte, os familiares da paciente relataram que ela era portadora da doença de Chagas e utilizava um aparelho denominado cardioversor desfibrilador implantável, instrumento responsável pelo controle do coração. Os parentes questionaram a morte da senhora, principalmente pelo fato de não ter constado na ficha de anamnese as doenças cardíacas que ela possuía, bem como a medição respectiva de que fazia uso diário. Sobre essa questão, em interrogatório, uma profissional da equipe médica relatou que a paciente não chegou a informar toda a situação durante o preenchimento do questionário.

No curso das apurações, foram realizados diversos exames periciais, análises de documentos e prontuários médicos, além de oitivas dos investigados e de testemunhas. Ao fim dos levantamentos, a PCMG entendeu que os investigados tomaram todas as providências necessárias quando da intercorrência médica, não encontrando, portanto, indícios de crime por eles praticado.

O inquérito policial foi enviado à Justiça para apreciação referente ao arquivamento dos autos.

Fonte: Polícia Civil de Minas Gerais

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/BkejgH7eyb568gp8m9fnlW

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.