PCMG desarticula esquema de extorsão e identifica autor das ameaças

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) concluiu o inquérito policial que investigava uma tentativa de extorsão praticada contra uma mulher, cujo companheiro estava preso desde abril deste ano. O caso envolveu um jovem de 18 anos, que foi indiciado após ser identificado como o autor das ameaças e das tentativas de obter dinheiro por meio de falsos argumentos.
De acordo com as investigações conduzidas pela 3ª Delegacia de Polícia de Sabará, o suspeito entrou em contato com a vítima por ligações e mensagens, exigindo o pagamento de R$ 5 mil. Ele afirmava que o valor seria usado para quitar uma suposta dívida do companheiro da mulher, relacionada a uma motocicleta furtada.
Para intimidar a vítima, o jovem enviou áudios e imagens simulando estar preso no mesmo local do companheiro dela e chegou a ameaçar de morte o homem, caso o valor não fosse transferido. A mulher bloqueou os contatos, frustrando a tentativa de extorsão.
Durante as apurações, a PCMG descobriu que o investigado usava chips irregulares e chaves Pix com dados de terceiros para ocultar sua identidade. Com apoio de operadoras de telefonia e instituições financeiras, os policiais conseguiram identificar o autor.
As investigações também revelaram que o jovem já havia se envolvido, quando adolescente, em atos infracionais análogos à falsidade ideológica, utilizando indevidamente dados pessoais para abrir contas bancárias e linhas telefônicas usadas em golpes.
Com base nas provas reunidas, o inquérito foi concluído com o indiciamento do suspeito e encaminhado à Justiça para as providências legais cabíveis.



















