Divinópolis

Pórtico da Primeiro de Junho é revitalizado pela Acid em Divinópolis

A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Governo (Segov), anuncia a entrega da revitalização do pórtico da avenida Primeiro de Junho, no cruzamento com a rua São Paulo.

A obra foi realizada pela Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Divinópolis (Acid), através do projeto “Adote um Bem Público”, da Prefeitura de Divinópolis. Foram trocadas todas as telhas e parte estrutural delas, e instaladas nova iluminação nas colunas e no telhado. A entidade ainda fará a instalação da automação das luzes, que possibilitará a mudança de cor da iluminação, e instalará novas câmeras no local.

De acordo com a presidente da Acid, Alexandra Galvão, o local foi escolhido por remeter a indústria e por ser o coração da cidade. “O monumento, feito de ferro, remete às nossas siderúrgicas e indústrias. Será um importante ponto para trabalhar campanhas educativas, como outubro rosa, novembro azul e várias outras. Aquele é um ponto muito importante para a cidade, tudo acontece ali. É também um importante espaço de convivência, de descanso, é um lugar bom para parar e conversar”, destacou.

O prefeito Gleidson Azevedo lembrou a importância da união de todos por amor a cidade. “Estamos fazendo história na cidade. Prefeitura e empresários, juntos melhorando, revitalizando e inaugurando obras em importantes espaços em nossa cidade”, destacou.

A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, agradeceu pela obra entregue. “Quero agradecer a Acid e a todo o empresariado pela entrega deste presente para nossa querida Divinópolis. Este é um presente que é oferecido para a cidade em comemoração ao seu aniversário! Obrigado a todos”, finalizou. 

Pórtico da Avenida Primeiro de Junho

A construção do pórtico marcou o início das comemorações do centenário de Divinópolis que ocorreu em 2012. Foi construído através de uma parceria da Prefeitura e financiada pela então FCA (Ferrovia Centro Atlântica) atualmente VLI Logística.
Os elementos escolhidos pelo idealizador do projeto o arquiteto José Roberto Reis Saleh é composto por elementos que são constituintes do desenvolvimento social e econômico do município, o ferro e o aço, tornando se um símbolo que faz a menção a siderurgia.

Em sua criação o arquiteto que a obra dispensa a pintura, uma vez que o material utilizado é de alta qualidade e tecnologia. “Significa a simplicidade do projeto e ser compatível plástica e intencionalmente com a proposta. Com o tempo, será ainda mais valorizado pela uniformidade da sua superfície enferrujada”.

O pórtico é composto por aço patinável, o material possui elementos de liga como cobre, cromo, vanádio e outros que, por meio de um processo complexo de reação química em contato com a atmosfera, desenvolve naturalmente uma pátina protetora com pigmentação vermelho ferrugem, uma camada de óxido (patina) que também amplia as propriedades anticorrosivas do material, repelindo a entrada de oxigênio e umidade.

Esta camada de oxido amplia uma maior resistência à corrosão em relação ao aço comum, o aço patinável é mais apropriado para ficar exposto em áreas externas que não o sujeitem ao contínuo melhoramento ou manutenção de sua superfície.

Fonte: Prefeitura de Divinópolis

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Kw8glgN7LBV6viJLVheNmd

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.