Minas Gerais

Operação Duplo Impacto: MPMG obtém novas condenações de integrantes de grupo que atuava no tráfico de drogas na Zona da Mata

Já foram condenadas 29 pessoas investigadas na operação pela prática de 61 delitos.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Visconde do Rio Branco e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), núcleo Zona da Mata, obteve novas condenações de agentes acusados de promover, constituir, financiar e integrar organização criminosa (com emprego de arma de fogo e com a participação de adolescente), tráfico de drogas, posse e porte de armas de fogo, bem como pela prática do delito de corrupção de menores.

Os condenados tiveram suas penas fixadas entre 19 anos e 9 meses de reclusão e 7 anos e 3 meses de prisão.

Segundo apurado, ao longo de décadas, os investigados promoveram, constituíram, financiaram e integraram organizações criminosas sediadas nos bairros popularmente conhecidos como “Tia Velha” e “Mutirão”, em Visconde do Rio Branco, que atuavam em diversas cidades da Zona da Mata mineira e no Estado do Rio de Janeiro.

As organizações criminosas, compostas por diversas pessoas, muitas delas igualmente denunciadas, voltavam-se à prática de crimes violentos, como homicídios, e ao tráfico de drogas, utilizando-se de armas de fogo e também de adolescentes nas empreitadas delitivas.

Relembre o caso
No início de 2020, após a ocorrência de uma série de crimes violentos e assassinatos em Visconde do Rio Branco, decorrentes de uma verdadeira “guerra” entre organizações criminosas, com homicídios sendo consumados nas vias públicas da cidade em plena luz do dia, o MPMG instaurou dois procedimentos investigatórios criminais.

Nesse cenário, no dia 10 de março de 2020, foi deflagrada, pelo Gaeco, a primeira fase da Operação Duplo Impacto, oportunidade em que foram cumpridos nove mandados de prisão e 25 mandados de busca, que resultaram na apreensão de diversas armas de fogo, coletes à prova de bala, drogas variadas e aproximadamente meio milhão de reais em dinheiro.

Outras fases da operação já foram deflagradas, sendo que, segundo o promotor de justiça Breno Costa da Silva Coelho, coordenador do Gaeco Regional da Zona da Mata, unidade Visconde do Rio Branco, entre os anos de 2021 e 2022, 29 pessoas já foram condenadas pela prática de 61 delitos graves, descortinados a partir da operação Duplo Impacto.

Fonte: Ministério Público de Minas Gerais

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/BkejgH7eyb568gp8m9fnlW

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.