Minas Gerais

Reunião no MPMG discute medidas para o incremento da fiscalização urbanística e ambiental no reservatório Várzea das Flores

Além do Ministério Público, participaram o IEF, Semad, Agência RMBH, Copasa e secretarias de Betim e Contagem.

Foi realizada nessa quinta-feira, 25 de agosto, na Procuradoria-Geral de Justiça, em Belo Horizonte uma reunião para definir e coordenar medidas e estratégias para o incremento da fiscalização urbanística e ambiental e a proteção do entorno do reservatório de Várzea das Flores, localizado entre os municípios de Betim e Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) para uma atuação conjunta dos órgãos públicos.

Estratégias de atuação para a fiscalização de infrações urbanísticas e ambientais no entorno do reservatório; compartilhamento de informações entre os órgãos públicos, visando auxiliar não apenas na persecução administrativa, como também nas esferas cível e criminal, foram temas apresentados e discutidos na reunião.

Em 45 dias haverá nova reunião, prazo que os participantes estipularam para a adoção de várias propostas apresentas nessa quinta-feira.

Várzea das Flores
A Barragem Várzea das Flores, também conhecida como Várzea das Flores, é um importante reservatório de água potável que abastece boa parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Além disso, é um contribuinte para a sub-bacia do Rio Paraopeba que, por sua vez pertence à Bacia Federal do Rio São Francisco.

A concessão é da Companhia de Abastecimento de Minas Gerais (Copasa).

O reservatório divide-se em duas partes, sendo uma delas em Betim, cujo lago ocupa uma área de 15,8 quilômetros quadrados, que corresponde a 4,56% da área do município. A outra área, maior, pertence a Contagem e tem cerca de 105,5 quilômetros quadrados.

O reservatório entrou em operação em 1972, com o objetivo de abastecer Betim, Contagem e Belo Horizonte e está inserido dentro da Área de Proteção Ambiental (APA).

A lei estadual 16.197/2006 criou a Área de Preservação Ambiental (APA) Várzea das Flores, unidade de conservação de uso sustentável, abrangendo parte dos territórios dos municípios de Betim e Contagem, constituída pela bacia hidrográfica situada a montante do barramento do reservatório de água de Várzea das Flores com área total de 12.263 ha (doze mil, duzentos e sessenta e três hectares), o que equivale a 12.263.000 metros quadrados.

Fonte: Ministério Público de Minas Gerais

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/BkejgH7eyb568gp8m9fnlW

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.