Operação Juros Sombrios cumpre 6 mandados e apreende 32 eletrônicos em investigação contra extorsão em Arcos

Uma mulher de 44 anos foi presa em flagrante nesta quinta-feira, 7 de maio, em Arcos, na região Centro-Oeste de Minas Gerais, durante a operação Juros Sombrios, deflagrada pela Polícia Civil de Minas Gerais. A ação investiga suspeitas de usura, extorsão e associação criminosa armada.
Durante a operação, os policiais cumpriram seis mandados de busca e apreensão. Ao todo, foram recolhidos 32 equipamentos eletrônicos, entre eles 14 aparelhos celulares, cinco tablets, 12 notebooks e um pen drive, além de carregadores diversos. O material será analisado no decorrer das investigações.
De acordo com a Polícia Civil, a operação teve início a partir de requisição do Ministério Público e de registros de ocorrências que apontavam a atuação de um grupo suspeito de realizar empréstimos irregulares a pessoas físicas, com cobrança de juros abusivos e uso de ameaças para obter vantagens econômicas indevidas.
As investigações indicam que os empréstimos eram feitos fora da regulamentação legal, inclusive para pessoas em situação de vulnerabilidade. Ainda segundo a Polícia Civil, quando havia inadimplência, as vítimas e seus familiares passavam a receber cobranças insistentes e intimidações.
No decorrer da apuração, a Polícia Civil reuniu depoimentos, comprovantes de transferências bancárias, boletos, mensagens, áudios e outros elementos que apontam para a possível existência de uma estrutura organizada voltada à concessão ilícita de crédito e à cobrança coercitiva de dívidas.
A corporação informou ainda que há indícios de múltiplas vítimas. Algumas delas, segundo a investigação, teriam receio de formalizar denúncias por medo de represálias.
A mulher presa em flagrante foi conduzida à delegacia por resistência, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. As investigações continuam para esclarecer todos os fatos e identificar possíveis outras vítimas e envolvidos.


















