Política

Câmara de Divinópolis aprova 5 projetos criando datas comemorativas

Propostas dos vereadores buscam dar visibilidade a vários setores que atuam em favor de Divinópolis.

Foi realizada nesta quinta-feira (04), no Plenário Dr. Zózimo Ramos Couto, às 14h, a 42ª Reunião Ordinária, da 96ª Sessão Legislativa da 25ª Legislatura, da Câmara Municipal de Divinópolis. Na Ordem do Dia, seis projetos em pauta, sendo cinco projetos de autoria do Poder Legislativo e um de autoria do Executivo.

Tribuna Livre

O ambientalista Jairo Gomes Viana discorreu sobre o estacionamento a ser construído no terreno do Município, próximo ao Teatro Usina Gravatá, e sugeriu que não se corte as árvores existentes no local.

Reclamou dos cortes de árvores nas ruas da cidade, para mostrar faixada de lojas.

Sobre o Rio Itapecerica, denunciou que o rio está assoreado e também está sendo aterrado, inclusive pelo Divinópolis Clube. “São pessoas, clubes e empresas que querem aumentar a área de seus terrenos invadindo o rio”.

Projetos em Pauta

Inicialmente, foi aprovado por unanimidade dos vereadores presentes, o PLCM 209/2021, de autoria do vereador Zé Braz, que dispõe sobre o mês Municipal de Combate aos maus tratos e abandono de animais no Município de Divinópolis. De acordo com o edil, o projeto visa instituir o mês municipal de combate aos maus tratos contra animais, assim como conscientizar sobre a castração, o abandono e a adoção responsável.

Em seguida, foi aprovado o PLCM 216/2021, de autoria do vereador Israel da Farmácia, que institui o dia 9 de agosto como o “Dia Municipal da Equoterapia”.

“A equoterapia é um tipo de terapia com cavalos que serve para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo. Ela serve para complementar o tratamento de indivíduos com deficiências ou necessidades especiais, como a síndrome de Down, paralisia cerebral, derrame, esclerose múltipla, hiperatividade, autismo, crianças muito agitadas ou com dificuldade de concentração, por exemplo”, diz a justificativa do projeto aprovado.

Prosseguindo, foi aprovado o PLCM 18/2022, de autoria do vereador Diego Espino, que institui no município de Divinópolis, a SEMANA DA MODA e dá outras providências.

Segundo o Vereador Diego Espino, “a intenção do projeto é que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico organize, com o apoio de entidades de classes e a sociedade civil organizada, a SEMANA DA MODA, anualmente, com inicio no segundo sábado do mês de julho, com o intuito de promover e fortalecer a industria e o comércio da moda de Divinópolis, incluindo aí, todo o setor de vestuário, calçadista e acessórios.

Em seguida, os parlamentares aprovaram o PLCM 021/2022, que institui a Semana do Bem-Estar Animal no Município de Divinópolis, de autoria do vereador Flávio Marra.

Conforme a justificativa do projeto, “a matéria tem por objetivo criar uma data comemorativa para celebrar e conscientizar a população acerca da importância do Bem-Estar animal para a sociedade, instituindo a realização de inúmeros eventos relacionados com a causa de bem-estar e proteção animal, conscientização junto à sociedade, castração de animais e controle de zoonoses”, manifestou o Vereador Flávio Marra.

Outra matéria aprovada, o PLCM 025/2022, é de autoria do vereador Wesley Jarbas, e institui o “Dia municipal em memória às vítimas da COVID-19”.

De acordo com o vereador autor, “o projeto tem como objetivo homenagear as vítimas que faleceram em decorrência da COVID-19 no Município de Divinópolis, como uma forma de reconhecer o trauma coletivo, social, cultural e sanitário, que foram gerados pelo novo Corona Vírus; evidenciando para a história, a gravidade e a crise que foram geradas por esta pandemia”.

Encerando, por solicitação do Vereador Israel da Farmácia, foi concedido vista de 7 dias ao PLEM 014/2022, que altera o Plano Plurianual de Governo do Município de Divinópolis, para o período de 2022 a 2025.

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/KZr56Qpc4ik2uKDhqhPywQ

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.