Política

Projeto de lei sobre leitura da Bíblia nas escolas recebe substitutivo proposto por Kell Silva

A vereadora Kell Silva (PV) apresentou à Câmara Municipal de Divinópolis um Substitutivo ao Projeto de Lei CM 069/2025, com a proposta de ampliar o conteúdo do projeto original. A nova redação permite que, além da leitura da Bíblia Sagrada, outras obras religiosas também possam ser utilizadas como materiais paradidáticos nas escolas públicas e privadas do município.

O objetivo é proporcionar uma abordagem mais ampla, inclusiva e plural ao ensino religioso, valorizando o aspecto cultural, histórico, filosófico e arqueológico de textos sagrados de diferentes tradições espirituais.

Professora, mestre e doutora em História, Kell Silva defende a importância de oferecer um leque mais diverso de conteúdos no ambiente escolar, promovendo o conhecimento e o respeito às diferenças religiosas como forma de combater o preconceito e a intolerância religiosa. A parlamentar acredita que a educação deve ampliar horizontes e ajudar a construir uma sociedade mais justa e empática.

A proposta mantém o reconhecimento da Bíblia como referência cultural, mas passa a incluir também obras como a Torá, o Alcorão, os Vedas, o Livro dos Espíritos, os Shinten, o Livro de Mórmon, o Tripitaka, o Guru Granth Sahib, além de histórias, cantos e rezas das religiões de matriz africana e de povos originários, como os indígenas.

Durante seu pronunciamento no plenário, Kell declarou:
 “Cumpre parabenizar meu par Matheus Dias, que foi inovador ao trazer a religião como elemento cultural da sociedade divinopolitana. Todavia, se a Bíblia Sagrada Católica pode ser lida como material paradidático, nada impede que outros textos religiosos também o sejam. Eles são fontes ricas de história, cultura e filosofia.”

Para ela, a pluralidade no ensino contribui para a construção de um ambiente escolar mais tolerante, acolhedor e preparado para a convivência entre diferentes crenças.

“O ensino plural incentiva o diálogo e a valorização da diversidade cultural e espiritual, preparando os estudantes para conviverem de forma mais aberta e respeitosa com as diferenças. Assim, a escola se torna um espaço onde todos podem se sentir acolhidos, independentemente de suas crenças”, reforçou.

Kell Silva também destacou seu compromisso com toda a população de Divinópolis, independentemente da religião de cada cidadão: “Mesmo sendo católica apostólica romana, reconheço que vivemos em uma sociedade plural, na qual pessoas das mais diversas crenças precisam ser respeitadas e representadas”, afirmou.

O substitutivo apresentado pela vereadora aguarda apreciação no plenário da Câmara. A expectativa é que a proposta receba apoio dos parlamentares, por promover um ensino que respeita a diversidade religiosa e cultural do município, fortalecendo a educação como ferramenta de transformação social.

Portal G37

Portal de Notícias de Divinópolis e Região Centro-Oeste de Minas Gerais
Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.