Brasil

Programa Conexão Comunidade lança edital para apoiar 25 grupos culturais de cinco cidades

Os selecionados receberão auxílio em ações de comunicação ou formação em escrita de projetos para editais.

Está aberto até o próximo dia 3 de março o prazo para que grupos culturais que atuam em Betim e Santa Luzia, na Região Metropolitana de Minas Gerais; Divinópolis e Itaúna, no Centro-Oeste mineiro; ou em Cubatão, na Baixada Santista, em São Paulo, se inscrevam para a seleção do Programa Conexão Comunidade 2023. Realizado pela VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – em parceria com a Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC), ele promove educação e cultura, por meio do fortalecimento dos grupos comunitários e incremento dos processos educativos nas escolas públicas de diversas cidades brasileiras.

Na edição deste ano, será oferecido a um total de 25 grupos, sendo cinco de cada município, apoio formativo à escrita de projetos para editais (editais de incentivo à cultura ou fundos de incentivo fiscal) ou orientações para ações de comunicação (criação de identidade visual, criação de peças gráficas, criação de peças para redes sociais, estratégias de divulgação e assessoria de imprensa, entre outras). Para se candidatarem, os grupos podem ou não ser formalizados. Ou seja, não precisa ter CNPJ. Além disso, é necessário ter, no mínimo, um ano de atuação.

Pelo menos duas pessoas do grupo precisarão ter disponibilidade para participar de encontros que podem ocorrer entre março e dezembro, conforme agenda que será definida após a seleção. Clique aqui para conferir o edital completo. As inscrições devem ser feitas através do preenchimento do formulário. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 27 de março e as atividades com os selecionados têm início já no dia seguinte, 28 de março.

Educação patrimonial

O Conexão Comunidade é dividido em dois eixos: educação patrimonial e mobilização. O viés patrimonial do programa busca contribuir para a valorização e o reconhecimento de elementos vinculados à cultura tradicional e ao bem patrimonial, diminuindo ações de degradação e ampliando sua referência para bairros e cidades que fazem parte do projeto.

Para isso, ele promove a capacitação de professores da rede pública de ensino sobre como desenvolver o tema patrimônio em sala de aula e possibilita aos alunos conhecerem e redescobrirem os locais onde moram e que formam parte de sua história como cidadãos. Neste mês de fevereiro os educadores que participarão da formação juntamente com seus alunos, que tem início em março, já estão sendo selecionados pelas instituições de ensino da rede pública também das cidades de Betim, Santa Luzia, Divinópolis, Itaúna e Cubatão. Cada um destes municípios terá três escolas contempladas neste ano de 2023.

Desde sua criação, em 2016, até o momento, o Conexão Comunidade já beneficiou mais de 92.500 pessoas. A gerente-geral de Sustentabilidade da VLI, Francielle Pedrosa, ressalta que entre os objetivos do programa estão o conhecimento e valorização dos patrimônios materiais e imateriais das localidades onde a VLI atua. “A companhia está no caminho certo ao promover o desenvolvimento de diversos locais onde atua, por meio da educação e cultura, bem como a transformação da vida da população brasileira”, afirma.

Fonte: VLI

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/CjaJTAO6opiCxq0XCnKHsp

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.