Divinópolis

Autoridades de Divinópolis participam de lançamento de plano dos bombeiros para período de estiagem

A Prefeitura de Divinópolis, através do diretor de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Políticas de Mobilidade Urbana (Seplam), esteve representada na cerimônia de lançamento do Plano Operacional do Período de Estiagem do 1º Comando Operacional de Bombeiros.

A reunião expôs as melhores práticas para aplicação e dificuldades no Período de Estiagem do 1º COB 2022 e para a proposição de ações conjuntas a serem desenvolvidas com as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e demais agências que atuam no setor. Participaram da solenidade, 47 secretários municipais da região do 1º COB, 12 representantes e 1 prefeito, além de vários agentes de Meio Ambiente e de Proteção e Defesa Civil dos municípios convidados. Divinópolis esteve presente através do gerente de Regularização Ambiental, Francisco de Faria Campos Júnior, que representou o secretário de Meio Ambiente, Pabloneli Vidal.

O evento aconteceu no dia 10 de maio, na Academia de Bombeiros Militar (ABM). Durante o evento foram apresentados os novos equipamentos adquiridos para salvamento, como drones que, com a ajuda deles, os militares poderão traçar estratégias mais específicas durante as operações de resgate e mais abrangentes nas operações de combate a incêndio florestal.

Durante a ação, o Major Davi Lucas discorreu sobre a importância da queima prescrita, controlada e, principalmente consciente da vegetação, de forma a diminuir a carga de incêndio e evitar incêndio florestais de grandes proporções e prejuízos incalculáveis a fauna, flora e aos seres humanos, explanando também sobre a legislação vigente.

Coube ao sargento Faria explicar, em especial aos secretários de Meio Ambiente, sobre a possibilidade de decretação de Estado de Emergência e Calamidade Pública durante o período crítico dos incêndios florestais e a forma correta de fazê-lo, de forma a angariar recursos ao município para dirimir os efeitos daquele sinistro.

Para encerrar o evento, o coronel Peron, comandante do 1º COB, reforçou que a segurança operacional vem, em primeiro lugar, convocando a todos os militares e civis para reforçarem seus treinamentos operacionais, preparação de materiais como sopradores, bombas costais, abafadores e que demais itens que devem ser empregados com a técnica e tática correta.

Fonte: Prefeitura de Divinópolis.

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/JEF0r6T7bCI9Szd7ruFmuE

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.