Divinópolis

Exposição “Reinado: tambores, fé e tradição” é inaugurada na Prefeitura de Divinópolis

A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Governo (Segov) – Diretoria de Comunicação e da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), realizou na tarde de hoje (1/8), a abertura da exposição “Reinado: tambores, fé e tradição”. A mostra está localizada no hall de entrada do Centro Administrativo e está disponível para visitação das 8h às 18h, até o dia 15 de agosto.

A exposição tem o objetivo de retratar a história e os acontecimentos realizados pelos reinados de Divinópolis. Entre os materiais expostos, encontram-se fotos, imagens religiosas e instrumentos tocados pelos praticantes. Além disso, o hall conta com vários elementos que retratam a importância e relevância da tradição.

O secretário de Cultura, Diniz Borges, abriu a exposição, cumprimentando a todos presentes e exaltando a cultura do Reinado. “Essa exposição representa toda a tradição dos divinopolitanos que carregam consigo esse rito de fé. Cada guarda aqui representada, é um patrimônio imaterial de nossa cidade”, comentou.

O prefeito, Gleidson de Azevedo, falou sobre a valorização da cultura. “Apesar de não participar ativamente do reinado, tenho muito respeito, e é isso que nós pregamos valorizar e respeitar essa prática tão bonita e tradicional da cidade de Divinópolis”, ressaltou.

Segundo Arnaldo Mesquita, presidente da Congregação das Irmandades Congadeiras, de Reinado, Festa de Cruz, Folia de Reis e correlatas de Divinópolis (Congadiv), é gratificante ver a festa do Reinado ser exibida em espaços diferentes dos tradicionais. “Ocupar este hall, é prova que nossa batalha para valorização de nossa cultura tem ganhado voz. Saber que a tradição tem ganhado notoriedade é gratificante”, concluiu

O capitão Ricardo Andrade, falou sobre a importância do apoio para os reinados. “Nós precisamos muito do apoio e da contribuição da prefeitura para continuar com a prática. Seja com ônibus ou estruturas, para poder levar nossa santidade para os locais mais afastados. Essa exposição mostra essa amizade que, espero eu, que siga por muitos anos”, relatou.

Ana Paula do Quintino, vereadora, destacou a importância desses eventos como forma de respeito à cultura e à fé. “Eu gostaria de agradecer o convite para estar aqui e representar os vereadores. Porque estar aqui, é ensinar sobre o respeito, e como para mim não há diferença entre ninguém, entre religião, e entre nada, poder estar aqui nessa causa é muito gratificante”, ressaltou.

A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, falou sobre sua vivência no reinado e sobre a importância da exposição. “Sou reinadeira desde que me entendo por gente. Minha avó de Brumadinho também era, perdeu a perna e nos últimos anos ela era carregada em todas as exposições. O Reinado, antes da cultura, vem a fé, nós cremos, nós acreditamos e nós professamos. Durante a pandemia, o coração sangrava de vontade de ir dançar e foi muita luta para não deixar o Reinado morrer. Esse ano as procissões voltaram e as festas estão lindas. Estar aqui representa muito para o reinado, e tenho que deixar claro meu apoio incondicional há tudo relacionado”, pontuou.

Estiveram presentes também durante o evento: o secretário de Administração, Thiago Nunes; o secretário de Serviços Urbanos, Gustavo Mendes; o secretário de Fiscalização de Obras, Paulo José Silva; a coordenadora de Cultura Popular, Thais Emília; o assessor do Gabinete do Prefeito, Fernando Henrique, e o capitão, Adão Moreira.

Fonte: Prefeitura de Divinópolis

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/CruvAj6b2W7HKINFZ720d9

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.