Divinópolis

Semusa anuncia “Mutirão de Atenção à Pessoa com Diabetes” em Divinópolis

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), anuncia que, no dia 25 de novembro, acontecerá um mutirão especial de atendimento à pessoa com diabetes. A ação acontecerá, de 8h às 12h, no quarteirão fechado da rua São Paulo, próximo à avenida Primeiro de Junho.

Este mutirão é uma realização da UFSJ – Campus Centro Oeste, em conjunto com a Diretoria de Atenção Primária à Saúde de Divinópolis, e outros parceiros, para lembrar o Dia Mundial do Diabetes. De acordo com a Semusa, em Divinópolis, existem cerca de 18.000 usuários cadastrados na condição de diabético.

Neste dia, haverá oito estantes oferecendo diversas ações e serviços para as pessoas com diabetes, como: glicemia capilar, atividade educativa para cuidado e prevenção do diabetes, orientação nutricional, endócrina e medicamentosa. A ação contará com exame de retinografia (exame da retina dos olhos) realizado pela equipe médica da Faculdade Ciências Médicas de Belo Horizonte, avaliação e teste de sensibilidade dos pés, além do exame de índice tornozelo braço (ITB).

Todas estas ações serão realizadas por vários profissionais da saúde, como: médicos, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos de enfermagem, nutricionistas e outros. Esta é uma grande oportunidade para informações, esclarecer dúvidas, realizar exames e orientação médica!

Diabetes (diabetes mellitus)

É uma doença causada pela produção insuficiente (tipo 1) ou má absorção (tipo 2), de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose (açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo. O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, no Brasil existem atualmente, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença. Simone Cassiano, referência técnica da Diretoria de Atenção Primária à Saúde da Semusa, reitera a importância de o paciente manter o acompanhamento de saúde nas unidades de saúde. “O objetivo é manter o controle da doença, cara isso, o paciente deve manter bons hábitos como alimentação saudável, consumo de álcool com moderação, evitar tabaco e outras drogas, e realizar atividades física com frequência para evitar possíveis complicações”, reforçou.

Fonte: Prefeitura de Divinópolis

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/KgP83rc41UWBYoi1HQ7Ya7

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.