Divinópolis

Vara do Trabalho de Divinópolis integra Semana Nacional da Conciliação

A Justiça do Trabalho realiza em todo Brasil até a próxima sexta-feira (26) a sétima edição da Semana de Conciliação, em que promove um esforço concentrado de assinatura de acordos entre patrões e empregados. O evento ocorre anualmente e mobiliza todos os 24 tribunais regionais do Trabalho (TRT) do país. Qualquer pessoa com processos em tramitação pode pedir participação na semana, na qual são mediadas cerca de 40% de conciliações a mais do que numa semana normal.

No ano passado, em todo o Brasil foram 21.167 acordos e R$ 764.692.451,39 movimentados, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ao todo, em 2022, 219.566 pessoas foram atendidas e 65.035 audiências foram realizadas.

Em Minas Gerais, a abertura da Semana de Conciliação foi realizada nesta segunda (22) em Belo Horizonte. Segundo o Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT), magistrados e servidores de 1º e 2º graus também se empenharão nas Varas do Trabalho para que seja ampliada a conciliação dos conflitos.

Em Divinópolis, o trabalhador interessado em buscar uma conciliação, poderá se dirigir à 2ª Vara do Trabalho, cujo juiz titular e Bruno Alves Rodrigues. A 2ª Vara funciona no Edifício
Celso Aquino, localizado na Rua Pernambuco, 239 – Centro, telefone (37) 3222-9225.

Segundo o TRT, a tentativa de conciliação ocorre o ano inteiro, mas, durante a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, há um esforço maior em busca da solução por acordo. O pedido para uma audiência de conciliação pode ser feito pelo balcão virtual nas varas do Trabalho de todo o estado ou petição no próprio processo.

Durante a Semana de Conciliação realizada em maio do ano passado, a Justiça do Trabalho mineira movimentou, em acordos homologados, um valor total de R$ 99,1 milhões. Esse número colocou o TRT mineiro em terceiro lugar no ranking dos tribunais que mais arrecadaram durante a Semana, atrás somente dos tribunais da 5ª Região (Bahia) e da 15ª Região (Campinas/SP).

A Justiça do Trabalho de Minas ainda se destacou 2022 na quantidade de acordos homologados, com 2.008. Foram 7.665 audiências de conciliação em todo o estado durante os cinco dias, a taxa de conciliação em relação ao total de audiências realizadas foi superior a 26%. O número de pessoas atendidas foi de 14.676.


Fonte- Comunicação Sintram

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.