Polícia

Bombeiros realiza evento “Balanço de Encerramento do Período Chuvoso 2021 e 2022”

Nesta terça-feira 05 de abril de 2022, aconteceu na Academia de Bombeiros Militar (ABM) em Belo Horizonte, um evento que trouxe o “Balanço de Encerramento do Período Chuvoso 2021/2022”, realizado pelo Primeiro Comando Operacional de Bombeiros Militar (1º COB), evento este que contou com a participação de várias Coordenadorias Municipais de Defesa Civil.

A iniciativa é um marco na historia de Proteção e Defesa Civil no Estado e um grande passo no processo de integração, pois Defesa  Civil “somos todos nós”. O Plano Operacional do Período Chuvoso do 1º COB está alinhado ao Plano de Comando do CBMMG, que tem como meta a redução do risco de desastres e também ao Plano de Contingência da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil – Ministério da Integração Nacional.

Dentre os objetivos que o Plano Operacional do Período Chuvoso, ressalta-se a potencialização das ações de Gestão do Risco de Desastres e ações de Gestão de Desastres,além da redução do risco de catástrofes para proteger de forma mais eficaz pessoas e comunidades, priorizando a prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação.

 Considerando que defesa civil é a “a administração da solidariedade humana, compreendendo o conjunto de medidas preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas, destinadas a evitar consequências danosas de eventos previsíveis e imprevisíveis, entre elas a reparação e restauração dos serviços essenciais, a fim de preservar o moral da população e o bem-estar social, quando da ocorrência desses eventos”, os Corpos de Bombeiros Militares são responsáveis pelo planejamento, orientação e pelo controle das ações de Defesa Civil.

 O evento contou com a participação de 52 bombeiros militares pertencentes às Unidades Operacionais da Região Metropolitana de Belo Horizonte, do Centro de Operações e também de bombeiros militares lotados na Sede e nas Frações subordinadas ao Guardião do Centro-Oeste, o 10º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), além de aproximadamente 140 Coordenadores Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), incluindo representantes das coordenadorias de algumas cidades do Centro-Oeste Mineiro.

O foco do evento foi de demonstrar as boas práticas adotadas voltadas a prevenção e preparação do risco de desastres causados pelas chuvas, compartilhando informações entre o Corpo de Bombeiros e Agentes de Defesa Civil.

O evento contou com a participação de bombeiros militares da Sede do 10º BBM e suas Frações subordinadas, incluindo a Comandante e o Subcomandante, a Senhora Tenente-Coronel BM Amanda e o Major BM Joselito, respectivamente, além do Secretário Municipal Lucas Estevam, que falou sobre as boas práticas desenvolvidas no município de Divinópolis nas ações de Defesa Civil.

Inclusive podemos destacar a fala da Senhora Tenente-Coronel BM Amanda, que apresentou o balanço das ações realizadas durante o período chuvoso em toda a área do Batalhão e, também frisou as boas práticas realizadas durante o período chuvoso. O ponto alto do evento aconteceu através da realização de uma mesa redonda com a participação de coordenadores, representando as cidades de Belo Horizonte, Sabará, Contagem, Ouro Preto, Divinópolis e Jequitibá, com intuito de descreverem a ações da Defesa Civil no enfrentamento das chuvas que assolaram o Estado neste período.

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.