Política

TRE participa da eleição para a Câmara Mirim de Belo Horizonte

O projeto Câmara Mirim é desenvolvido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte e conta com a parceria da Escola Judiciária do Tribunal. Eleição será com urnas eletrônicas do TRE.

No próximo dia 26 de maio teremos eleição para os novos integrantes da Câmara Mirim de Belo Horizonte. Para a eleição estão sendo preparadas trinta urnas eletrônicas, cedidas pelo TRE-MG, que funcionarão em quinze seções eleitorais. O evento será coordenado pela 38ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte, Escola do Legislativo da Câmara Municipal e Escola Judiciária do TRE-MG. 

Participarão da eleição alunos de escolas que integram o projeto versão 2022. A votação ocorrerá no intervalo de 7h às 16h, podendo cada escola participante definir seu próprio horário de votação. Serão eleitos 24 vereadores mirins, para o mandato de um ano. 

O processo de votação será acompanhado pela representante do TRE-MG, Juíza Lívia Borba, Diretora Executiva da Escola Judiciária Eleitoral, que estará presente na Escola Municipal Minervina Augusta, localizada na Rua David Canabarro nº 18, Campo Alegre, Regional Norte. 

Nessa segunda-feira (23), foi realizado o treinamento das professoras e professores que atuarão como mesários na eleição, e na sequência foi dada carga nas trinta urnas eletrônicas que serão utilizadas na votação, inserindo os candidatos que poderão ser votados.  

Projeto Câmara Mirim

O Projeto Câmara Mirim é desenvolvido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral e o Centro Pedagógico da UFMG. Tem por objetivo proporcionar aos alunos das escolas a oportunidade de aprenderem sobre o processo legislativo, participarem em de um processo eleitoral e ainda desenvolverem habilidades de oratória e trabalho em equipe. 

Durante o mandato, os vereadores mirins participam mensalmente de uma sessão da Câmara Municipal de Belo Horizonte. Em seus trabalhos, apresentam e debatem propostas sobre temas de ordem social, ambiental, econômica e política. As propostas aprovadas são enviadas à Comissão de Participação Popular da CMBH, para avaliação, podendo ser encaminhadas para tramitação no Plenário da Câmara Municipal.  

O Projeto Câmara Mirim está sendo retomado este ano, após ter sido paralisado nos anos de 2020 e 2021, em função da pandemia do coronavírus.

Fonte: ASCOM.

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/ByrDZgDqXfmCYNaLCj1m4y

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.