Divinópolis

ACASP reforça a importância de comunicar previamente os eventos aos órgãos de segurança pública

Divinópolis e região tem recebido nos últimos meses uma grande variedade de eventos, como shows, festas juninas, eventos esportivos e festivais. Para haver diversão, lazer e entretenimento, é preciso que haja, antes de tudo, segurança.

A ACASP está sempre aberta a ouvir as demandas da comunidade e durante as reuniões, eventos sem segurança, com pouco policiamento, mal sinalizado ou com dimensões maiores do que aquelas que foram informadas, tem sido relatos frequentes. Essas denúncias revelam um problema ainda mais grave: a falta de comunicação na organização de um evento.

É de suma importância que organizadores de evento comuniquem com antecedência aos órgãos de segurança competentes, como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Settrans, informações sobre evento. Dia, horário e, as necessidades em termos de segurança devem ser informadas previamente, para que possa ser elaborado um plano de segurança para o evento. Essa antecedência, além de garantir eventos mais seguros, permite que as Instituições se planejem para atender essa demanda e outras que possam vir a surgir no dia.

Nesta última reunião desta quarta-feira (20), o Corpo de Bombeiros reforçou a importância da comunicação prévia, uma vez que essa é a época do ano com mais incêndios. Por isso, é preciso saber a agenda do dia para organizar os militares que estão de serviço e, com isso, atender a todos os chamados.

A Settrans, por sua vez, reforçou que a população pode fazer denúncias para a Prefeitura de eventos que estejam irregulares ou que ofertem perigos. Além disso, ao organizar um evento, a população também deve ir à Prefeitura para seguir todos os protocolos.

Entre os outros temas abordados na reunião está a instalação de um posto policial em Ermida, para que o policiamento seja reforçado na região. No local, há uma base comunitária que poderia receber a Polícia Militar, mas que precisa passar por reformas.

Como resultado, foi discutida e encaminhada a proposta de articulação com a sociedade civil, em especial empresários da região, para que a reforma e adequação do imóvel seja concluída. Além disso, foi pedido que a Prefeitura estude a possibilidade de que um servidor público seja designado para apoiar e auxiliar o funcionamento deste ponto de apoio.

Por fim, outro destaque da reunião foi a discussão sobre a Rodovia dos Batistas, localidade que possui um projeto em estudo para melhorias, mas que está passando por alguns problemas, como a necessidade de desapropriação de imóveis e estudo do solo para a conclusão da obra e uma possível solução. O projeto está sendo estudado pelo município e nas próximas reuniões da ACASP, haverá atualizações sobre este caso, que tem sido acompanhado pela Associação.

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/C8RrNKLEyvQ8dsEU0nCJlo

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.