Divinópolis

Escolas apresentam amanhã projetos do “Minha Cidade Lê”, em Divinópolis

A Prefeitura Municipal de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informa que serão realizadas amanhã (11/11), diversas apresentações do projeto pedagógico “Minha Cidade Lê”. Nessa edição, foi trabalhado o tema: “Dos livros para o cinema”.

Os trabalhos foram feitos por estudantes da educação infantil, do ensino fundamental, e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em todos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei), e escolas da rede municipal. A temática abordada permitiu a criação de estratégias para espaços de leitura, acessibilidade à literatura e desenvolvimento da literacia familiar, sessões e encontros de leitura com autores, momentos de contação de história e a promoção de visitas ao cinema da cidade.

Para celebrar a iniciativa, ocorrerão diversas exposições pelas unidades, onde os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes durante todo o ano letivo estarão à mostra para a comunidade escolar.

A Escola Municipal Dona Maria Rosa estará aberta para a visitação das 8h às 10h30, e trabalhou com os livros “O pequeno príncipe”, “Auto da compadecida”, “O diário de Anne Frank”, “O extraordinário”, “O mágico de OZ”, “Os três porquinhos”, “Branca de Neve” e “Pinóquio”.

De forma paralela, na Escola São José, às 8h30, começarão as apresentações, com temáticas do “Cordel dos contos de fadas”, “Turma da Mônica” e “Pinóquio”. A unidade apresentará também o “Cine José”, trazendo em cartaz: “O chá das maravilhas” e o “Pequeno Principe”, com sessões às 9h, 9h30, 10h, e 10h30.

Dando continuidade à programação das comemorações no sábado, a Escola Maria da Conceição Fernandes apresentará das 8h30 às 11h, um festival de vídeo onde cada turma apresentará uma história com a defesa de um direito. As apresentações se baseiam no projeto “Atenção, Concentração, Crianças em Ação”, onde, através de histórias infantis e filmes, serão abordados temas sobre meio ambiente, água, lixo zero, os direitos das crianças, mulheres, idosos, diversidade, inclusão e a proteção aos animais.

A Escola Padre Guaritá traz o “Cine Guaritá”, com a exibição do curta-metragem “A estrelinha que virou gente” feitos pelos alunos do 1º ano A e B. A exibição da curta-metragem terá duas sessões, uma às 9h30 e outra às 10h30.

Apresenta também, neste sábado, o Centro Técnico Pedagógico (Cetepe), das 8h até as 11h30. Várias atividades foram produzidas pelas turmas do 1° ao 9° ano e também pela Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os alunos dos anos iniciais confeccionaram brinquedos utilizando material reciclável, diários de bordo, cadernos temáticos do livro trabalhado, jogos matemáticos, cartazes e banners. Os dos anos finais confeccionaram mobilis, cartazes, dobraduras, garrafas dos sonhos, marcadores de livros, experimentos, totens, cartazes, banners, poemas, comidas típicas e representação de pontos turísticos (maquetes). Os estudantes também irão apresentar a produção da peça teatral Romeu e Julieta. Já os estudantes da EJA produziram vídeos relacionados aos curtas metragem trabalhados, cartazes, poemas e releituras.

Ainda no sábado, a Escola José Quintino Lopes realizará, das 8 às 11 horas, apresentações culturais e artísticas dos alunos, contações de histórias e exposições dos trabalhos realizados pelas crianças e estudantes da Creche III até o 5° ano do Ensino Fundamental.

Ao mesmo tempo, o CMEI Nossa Senhora das Graças, teve como produto final dois filmes estrelados pelas crianças, que serão apresentados para a comunidade escolar: “Cmei Nossa Senhora das Graças – Uma Fábrica de Brinquedos” e O “Barco Encantado da vovó Sãozinha”.

Já a Escola Municipal Maria Fonseca Peçanha contará com encenações feitas pelos alunos, como releituras de “Os três porquinhos”, “Turma da Mônica” e “Tinker Bell”.

O Cmei Isauro Silva terá apresentação das 8h às 11h. A Creche II conta com a apresentação “Descobertas”, e a Creche III apresenta o projeto “Aventuras no fundo do mar”. As turmas do 1° e 2° períodos trazem “Turma da Mônica” e a temática “Quem conta um conto?”.

As escolas municipais Padre João Bruno e João Gontijo da Fonseca estarão abertas das 8h às 11h, para a apreciação dos trabalhos produzidos. A Escola Adolfo Machado e a Professor Paulo Freire iniciam a partir das 8h, já as escolas Benjamin Constant e José Carlos Pereira iniciam suas apresentações às 8h30. A Escolascola Professora Maria de Lourdes Teixeira começa a partir das 9h.

O Projeto Minha Cidade Lê, instituído em 2010 pela Prefeitura, é uma iniciativa da Semed, que visa difundir e valorizar a literatura em suas diversas expressões. O objetivo principal é incentivar a produção artístico-literária dos alunos de todas as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa permitiu a realização de estratégias para criação de espaços de leitura, acessibilidade à literatura e desenvolvimento da literacia familiar, sessões e encontros de leitura com autores, momentos de contação de história e a promoção de visitas ao cinema da cidade. O objetivo principal é introduzir estratégias práticas que associem a literatura ao cinema, fortalecendo as habilidades de leitura e escrita, garantindo direitos de aprendizagem nesses âmbitos.

Fonte: Prefeitura de Divinópolis

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/KgP83rc41UWBYoi1HQ7Ya7

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.