Divinópolis

Inaugurada exposição “Mães Notáveis na Literatura” em Divinópolis

A exibição conta, além das histórias de mães literárias, com um painel com 56 fotos das servidoras municipais com seus filhos, bem decorado com flores.

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e Secretaria Municipal de Governo (Segov), inaugurou hoje (2/5), no hall de entrada do Centro Administrativo, a exposição “Mães Notáveis na Literatura”, em homenagem ao dia das mães.

A exposição, realizada pela Biblioteca Municipal Ataliba Lago, estará aberta para visitação entre os dias 2 e 12 de maio, das 8h às 18h.

A mostra, durante sua inauguração, contou com uma apresentação musical, feita pela servidora da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Priscila Bernardo, que interpretou as músicas “No dia em que saí de casa” de Zezé de Camargo e Luciano e “Coração de mãe”, da cantora Aline Barros.

A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, congratulou todas as mães pelo seu dia e ressaltou as vivências da maternidade. “Somos mães extremamente diferentes, são diversas as situações vividas por cada uma. Ser mãe é ter um universo de mulheres dentro de nós, cada uma é uma heroína no dia-a-dia. Somos seres iluminados por termos essa oportunidade da maternidade, seja por adoção ou gestação”, destacou.

A coordenadora da biblioteca, Luciene Miranda, explicou que, para além da exposição, queriam uma associação com o mundo dos livros, por isso o tema e as personagens escolhidas. “Optamos por selecionar algumas mães da literatura, que são mães como muitas de nós, fortes, amorosas, zelosas, que puxam a orelha dos filhos, mas com todo o amor e carinho”, relatou.

Diniz Borges, secretário de Cultura, disse que não tem como retratar melhor o amor do que falar de mãe. “Fizemos esse painel representando todas as mães que são servidoras públicas, que são pessoas que merecem muito mais que nosso respeito e nosso carinho. Essa exposição é dedicada a todas vocês”, ressaltou. 

A vereadora Ana Paula também esteve presente e parabenizou as mães presentes, em especial as mães solos. “Temos mães que são mãe e pai ao mesmo tempo, são muito valorosas essas mulheres que lutam sozinhas para dar educação aos seus filhos no mundo de hoje, que não é fácil”, disse.

O lançamento da exposição também contou com a participação de diversos servidores públicos. Ao final do evento, Priscila apresentou a música “Como é grande o meu amor por você”, do cantor Roberto Carlos.

Também se encontra no hall onde está a exposição, um projeto, de iniciativa da Biblioteca Pública Municipal Ataliba Lago, denominado “Livro Leve e Solto”, onde os livros estão disponibilizados para leitores interessados levar para casa e, ao termino da leitura, os mesmos são deixados em locais onde possam ser reutilizados por um novo leitor.

A exibição conta com imagens e descrições de mães que são personagens de livros famosos, sendo elas Violet Bridgerton, da série literária “Os Bridgertons”, Catelyn Stark, das “Crônicas de Gelo e Fogo”, Laila e Mariam de “A Cidade do Sol”, Sra Bennet, de “Orgulho e Preconceito”, Rosa Hubermann, de “A menina que roubava livros”, Sinhá Vitória de “Vidas Secas”, Frannie Lancaster de “A culpa é das estrelas”, Ana Terra de “O tempo e o vento”, Úrsula de “100 anos de solidão”, Eva de “Precisamos Falar Sobre o Kevin”, Dona Lola de “Éramos seis” e Dona Glória de “Dom Casmurro”. Todos os livros citados também estão em exposição.

Acesse a Galeria de Fotos deste evento através deste link
https://www.divinopolis.mg.gov.br/portal/0/galeria-de-fotos/122/abertura-exposicao-dia-das-maes-2022/

Fonte: Prefeitura de Divinópolis.

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/JI7k7ziiWZU7Pox93fTMpL

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.