Divinópolis

Projetos da educação são entregues à Divinópolis em cerimônia

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu um evento de celebração das atividades realizadas pela pasta em 2022. A ação ocorreu na tarde de hoje (24/6), na sede da Semed. Na oportunidade, foi realizada a entrega do Projeto Equipe Multidisciplinar Itinerante da Educação Especial (Emiede), da Oficina Itinerante, do Centro de Referência da Educação Infantil (Crei) e também do Laboratório de Tecnologias da Informação (TI).

A solenidade objetivou entregar para o município, em comemoração ao seu aniversário de 110 anos, os programas e projetos da Educação que fazem parte das políticas públicas para avanços no atendimento infantil, nas defasagens de aprendizagem causadas pelo período remoto, na educação especial e na formação de professores.

A Equipe Multidisciplinar Itinerante da Educação Especial (Emiede) surgiu da necessidade de acompanhamento das crianças com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades ou superdotação. O Emiede acompanha as 52 unidades escolares da rede municipal no atendimento à educação especial, sob a perspectiva da Educação Inclusiva, para que seja garantido o acesso, permanência e continuidade dos estudantes que precisam do atendimento promovido pelas (SRM).

A secretária de Educação, Andréia Dimas, destacou os serviços da equipe. “A Emiede foi instituída nessa gestão e é com muita alegria que hoje a gente faz essa entrega. Esperamos deixar a Emiede como legado, um projeto que, independente do Governo que venha, tenha sequência”, pontuou.

Érica Leão, coordenadora do Emiede, destacou os avanços recentes. “Avançamos muito nesse um ano e meio de trabalho, ainda temos um longo caminho pela frente para melhorar o atendimento das crianças com necessidades especiais. Entendemos que a evolução é visível, tanto que fomos reconhecidos no concurso que participamos, com mais de 500 municípios, mais de 400 projetos inscritos, e fomos classificados entre os três melhores. Isso traz alegria e confirma que estamos seguindo no caminho certo para a evolução”, pontuou.

A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, enfatizou a importância da educação para o futuro do país. “A educação é que decide o futuro da nação, quem tem o dom de ensinar, tem em suas mãos esse futuro, a capacidade de incluir aqueles que têm menos condições, com necessidades especiais e diversos fatores, e principalmente, a capacidade de fazer com que alunos se sintam iguais, colocam pessoas como vocês em uma prateleira especial”, destacou.

O prefeito de Divinópolis, Gleidson de Azevedo, agradeceu pelos serviços prestados. “Fico agradecido pelos serviços prestados de forma tão competente por estes profissionais que trabalham duro pela educação de Divinópolis. Esse trabalho tão importante para todos, agora é premiado com o Emiede”, ressaltou.

Todas as autoridades presentes, visitaram todos os setores da Semed e a visita finalizou com uma ação da Oficina Itinerante que apresentou a história da “Dona Baratinha”.

 Oficina Itinerante, Crei e Laboratório de TI

A Oficina Itinerante é, em sua dinâmica, um grupo de professoras capacitadas, que percorrem às unidades escolares de educação infantil, para desenvolver oficinas pedagógicas brincantes com os grupos de crianças. Em 2022 as oficinas itinerantes acontecem quinzenalmente, frequência maior que em anos anteriores quando aconteciam mensalmente.

O Centro de Referência da Educação Infantil (Crei) tem como perfil e objetivo promover formações e discussões acerca do trabalho do educador infantil, abordando as temáticas do ensino voltadas para este público. Em 2022, o CREI promove formações presenciais nas unidades escolares.

Em 2022, a Semed também modernizou o espaço de formações, oferecendo aos servidores acesso tecnológico através do Laboratório de Tecnologia da Informação. O espaço é equipado com lousa digital interativa e notebooks de última geração.

Fonte: Prefeitura de Divinópolis

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Kw8glgN7LBV6viJLVheNmd

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.