Divinópolis

Semed celebra implementação do “Vamos Juntos” e normatização do Ceae em Divinópolis

A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou hoje (24/6), a entrega dos projetos e avanços realizados pela pasta. Durante o evento foram celebradas a implementação do projeto “Vamos Juntos” e também a normatização do Centro Educacional de Apoio e Atendimento Especializado (Ceae) Professora Maria Fernanda Azevedo.

A lei que institucionaliza o Ceae como política pública, foi estabelecida e aprovada em 2022, e dispõe sobre as normas para funcionamento do setor. Ela define as atribuições da unidade escolar, a forma de atendimento, estabelece prioridades no atendimento, critérios para avaliação dos educandos, avaliação diagnóstica, dentre outros. O documento define também a estrutura de profissionais, carga horária, direção, formação de colegiados e conselhos. Dispõe sobre a competência de cada profissional, duração de atendimentos, dentre outros.

Luciana Gonçalves, diretora do Ceae, agradeceu pela possibilidade de avançar no projeto. “Essa aprovação da normatização era um sonho nosso desde 2014, e para isso, todas as pessoas foram essenciais. Principalmente o conselho de educação, juntamente com os conselheiros da Câmara Municipal, vereadores, que também nos ajudaram nessa articulação”, destacou.

Já o Projeto “Vamos Juntos” surge da necessidade de garantir aos educandos o direito à aprendizagem, tendo em vista as lacunas deixadas pelo ensino remoto. Ele objetiva atender crianças e estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, para que desenvolvam e consolidem as habilidades essenciais que não foram alcançadas durante a suspensão das aulas presenciais. Este atendimento tem intervenção pontual e metodologia de ensino diferenciada, intermediado pela equipe do Ceae no intuito de reduzir as defasagens. No primeiro semestre de 2022 o projeto “Vamos Juntos” foi ampliado, atendendo 17 unidades escolares e atingindo sua totalidade de atendimento ainda no segundo semestre.

Claudia Lemos, diretora pedagógica do Ceae e responsável pelo “Vamos Juntos”, explicou sobre o projeto. “Ele é um projeto audacioso, pois estamos levando uma maneira de trabalhar que é de um espaço fechado para as escolas. Contamos com 32 professoras, atendendo 17 escolas e hoje nós temos condição de atender em média 760 alunos. O projeto surgiu da necessidade de dar um novo tempo diferenciado e uma maneira diferente para sanar as dificuldades e defasagens, decorrentes do período remoto”, pontuou.

O objetivo da solenidade foi entregar para Divinópolis, em comemoração ao seu aniversário de 110 anos, os programas e projetos da Educação que fazem parte das políticas públicas para avanços no atendimento infantil, nas defasagens de aprendizagem causadas pelo período remoto, na educação especial e na formação de professores.

Lohana França falou sobre a importância da educação básica e municipal. “Falar do Ministério da Educação é falar daquilo que é nacional e a gente esquece que o chão da educação e que realmente transforma e muda vidas, é a educação municipal. É aqui que se define se uma criança com 18 anos, se um filho ou se uma criança com déficit de atenção vai ter chance na vida. Com isso, são medidas como o Ceae que abrem ou fecham portas, e nessa gestão, Divinópolis escolheu abrir essas portas”, elogiou.

As entregas dos projetos também fazem parte das celebrações do “Junho Púrpura”, mês de conhecimento e enfrentamento dos distúrbios de aprendizagem. Todos os projetos e conquistas apresentados são de grande valor para o município, principalmente para que todos os alunos recebam uma educação de qualidade.

Ângela Leão, mãe de aluno, destacou como o projeto impacta na vida das mães. “Acho muito importante esse projeto prosseguir. Estou bem emocionada, pois a felicidade do meu filho ao fazer as atividades, ao contar como ele se comporta na escola. Com o projeto, ele sempre quer estar presente, e não quer faltar nunca”, destacou.

A secretária de Educação, Andréia Dimas, ressaltou a emoção de colocar o projeto em prática. “É uma emoção estar aqui neste momento. Agradeço imensamente a cada um dos profissionais que trabalham aqui. Nesses 15 anos a gente viveu e lidou com muita pressão, muita ameaça, se o projeto ia contrariar ou discordar, auxiliar ou fechar. Quando vocês concordaram com a gente, para poder normatizar o cenário e fazer com que ele se tornasse uma política pública, foi um presente para nossa cidade. Os nossos meninos daqui merecem muito que tudo isso aconteça”, ressaltou.

A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, também prestou contas no evento e destacou a importância de novas ideias nesses projetos. “Esse é um projeto que tem que ser direcionado para o acompanhamento das nossas crianças, principalmente aquelas que possuem dificuldades de aprendizado. Assim como eu, que juntei as palavras e aprendi a ler, quando fiz 9 anos, graças a uma professora do primário, Maria Ângela. Se podemos estar aqui hoje, nesse projeto que beneficia muitos alunos, com a secretária Andréia, que possui uma sensibilidade fora do comum sobre a educação especial, e que está no lugar certo, com a pretensão de fazer uma educação transformadora no município”, pontuou.

O prefeito, Gleidson de Azevedo, destacou os investimentos na educação do município. “O que tenho para falar começa pela repercussão que chega até mim, através das mensagens da população. É raro ter alguma reclamação relacionada à educação. Faremos o possível para poder investir na educação, porque ela não é custo, é investimento. Não estou preocupado com a reeleição e nem com o voto, estou preocupado com gente, com o povo, então vou investir a todo o momento na educação”, enfatizou.

Durante o evento, também estiveram presentes, a vereadora Ana Paula do Quintino e o vereador Ney Burguer, além do diretor da Empresa Municipal de Obras Públicas e Serviços (Emop), Lucas Vivas.

Fonte: Prefeitura de Divinópolis

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Kw8glgN7LBV6viJLVheNmd

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.