Câmara Municipal de Divinópolis repudia fala de pastor que incitou violência contra população em situação de rua; veja o vídeo

A Câmara Municipal de Divinópolis publicou, nesta terça-feira (09), uma nota oficial de repúdio às declarações do pastor Wilson Botelho, proferidas durante a reunião da Comissão de Justiça, Legislação e Redação. O encontro tinha como pauta o debate sobre políticas voltadas à população em situação de rua.
Durante a reunião, o pastor afirmou que não aceitaria pessoas vindas de outros municípios e chegou a dizer que, caso não saíssem de Divinópolis, “bastaria dar uma ligada para que tomassem dois tiros na cabeça”. Ele ainda declarou que não poderia distribuir sopa para “não engordar vagabundos”. As falas repercutiram de forma imediata e provocaram forte reação entre parlamentares e movimentos sociais.
Posição oficial da Câmara
Na nota assinada pelo presidente da Casa, vereador Israel da Farmácia, a Câmara classificou as declarações como “inaceitáveis, repugnantes e incompatíveis com os valores de uma sociedade democrática e com o dever de proteção à dignidade humana”.
O documento estabelece quatro pontos centrais:
- A Câmara não compactua com práticas que atentem contra a integridade física, a segurança ou a dignidade das pessoas.
- Repudia veementemente declarações que incentivem ou enalteçam violência e intimidação.
- Solicita às autoridades competentes a apuração dos fatos e a tomada das providências legais cabíveis, incluindo responsabilizações penais e administrativas.
- Reafirma o compromisso do Legislativo municipal com a proteção dos direitos humanos, o atendimento digno à população em situação de rua e a promoção de políticas públicas de assistência, reinserção e proteção social.
Compromisso com a dignidade humana
No texto, a Câmara destaca que qualquer retórica de coerção, especialmente em espaços de acolhimento, é grave e contribui para a desumanização de pessoas em extrema vulnerabilidade. O Legislativo municipal exige que sociedade civil organizada e autoridades públicas mantenham um compromisso efetivo com a lei, a ética e a dignidade da pessoa humana.


















