Política

Dos atuais deputados estaduais, 66 tentarão reeleição na Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Outros quatro integrantes da ALMG buscam vaga na Câmara Federal, e dois concorrem como vice-governador ou senador.

Dos atuais deputados estaduais que atuam na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), 66 vão tentar a reeleição, quatro vão se candidatar a deputado federal, um a vice-governador, um a senador, um a suplente de senador e quatro não concorrerão a nenhuma vaga no Legislativo ou no Executivo mineiro ou federal nas eleições de 2022. 

As votações acontecem nos próximos dias 2 (primeiro turno) e 30 de outubro (segundo turno). Além dos cargos majoritários de presidente, governador e senador, os cidadãos brasileiros vão escolher seus representantes nos parlamentos federal (Câmara dos Deputados) e estadual (Assembleia Legislativa). Em Minas Gerais, serão escolhidos 53 deputados federais e 77 estaduais, bem como será renovada a vaga para um de seus três senadores.

TCE

Entre os deputados estaduais desta 19ª Legislatura que não tentarão a reeleição, está o presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PSD), que, no início de julho, oficializou candidatura ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG). A candidatura ainda aguarda parecer em comissão especial, para depois ser votada no Plenário.

A deputada Celise Laviola (Cidadania) também não vai concorrer à reeleição para apoiar a candidatura do seu filho Zé Laviola (Novo). Já Léo Portela (PL) anunciou que deve se mudar para o exterior após o fim do seu mandato, mas vai apoiar a candidatura da irmã, Alê Portela (PL).

Da mesma forma, Sávio Souza Cruz (MDB) não vai tentar se reeleger, mas deve apoiar outros candidatos, como o ex-presidente da ALMG Adalclever Lopes (PSD), que tenta voltar ao Parlamento mineiro após se candidatar a governador nas eleições de 2018.

EXECUTIVO ESTADUAL E LEGISLATIVO FEDERAL

Alguns parlamentares vão tentar outros cargos na política estadual e federal, como o deputado André Quintão (PT), que concorre a vice-governador na chapa encabeçada por Alexandre Kalil (PSD) ao Governo de Minas.

O deputado Cleitinho Azevedo (PSC) tenta uma vaga no Senado, enquanto Virgílio Guimarães (PT) é o primeiro suplente na chapa de candidatura também ao Senado de Alexandre Silveira (PSD). Este último tenta a reeleição após assumir, no final do ano passado, a vaga deixada por Antonio Anastasia, que se tornou ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

E caiu pela metade, de oito para quatro, o número de deputados estaduais candidatos a uma vaga na Câmara dos Deputados, comparando-se as próximas eleições com o pleito de 2018.

Desta vez, são candidatos a deputado federal os deputados estaduais Bráulio Braz (PTB), Glaycon Franco (PV) e Guilherme da Cunha (Novo), assim como a deputada estadual Rosângela Reis (PL).

RENOVAÇÃO

Os índices de renovação da Assembleia Legislativa têm se alterado ao longo dos últimos 20 anos, refletindo mudanças no cenário nacional, mas não chegaram a atingir metade do Parlamento.

Em 1998, último ano do primeiro mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, os novos deputados representaram 38,97% do Parlamento eleito naquele ano. Na eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002, a Casa apresentou o maior índice de renovação desse período: 46,75%.

Em 2006, as mudanças ocorreram em 40,25% das vagas. A renovação nas eleições de 2010 e 2014 voltou a representar pouco mais de um terço dos deputados que tentaram a reeleição: 36,36% e 33,77%, respectivamente. Já nas últimas eleições, em 2018, o índice de renovação voltou ao patamar de 40,25%.

Candidatos à reeleição:

Nome ParlamentarPartido
Alencar da Silveira JúniorPDT
Ana Paula SiqueiraRede
Andreia de JesusPT
Antonio Carlos ArantesPL
Arlen SantiagoAvante
Arnaldo SilvaUnião
BartôPL
Beatriz CerqueiraPT
Bernardo MucidaPSB
BetãoPT
Betinho Pinto CoelhoPV
BoscoCidadania
Bruno EnglerPL
Carlos HenriqueRepublicanos
Carlos PimentaPDT
Cássio SoaresPSD
Celinho SintrocelPCdoB
Charles SantosRepublicanos
Coronel HenriquePL
Coronel SandroPL
Cristiano SilveiraPT
Dalmo Ribeiro SilvaPSDB
Delegada SheilaPL
Delegado Heli GriloUnião
Doorgal AndradaPatriota
Douglas MeloPSD
Doutor Jean FreirePT
Doutor PauloPatriota
Doutor Wilson BatistaPSD
Duarte BechirPSD
Elismar PradoPros
Fábio Avelar de OliveiraAvante
Fernando PachecoPV
Gil PereiraPSD
Gustavo MitrePSB
Gustavo SantanaPL
Gustavo ValadaresPMN
Hely TarqüínioPV
Inácio FrancoPV
Ione PinheiroUnião
João LeitePSDB
João MagalhãesMDB
João Vitor XavierCidadania
Laura SerranoNovo
Leandro GenaroPSD
LeninhaPT
Leonídio BouçasPSDB
Mário Henrique CaixaPV
Marquinho LemosPT
Mauro TramonteRepublicanos
Neilando PimentaPSB
Noraldino JúniorPSC
Osvaldo LopesPSD
Professor CleitonPV
Professor IrineuPatriota
Professor Wendel MesquitaSolidariedade
Rafael MartinsPSD
Raul BelémCidadania
Roberto AndradePatriota
Sargento RodriguesPL
Tadeu Martins LeiteMDB
Thiago CotaPDT
Tito TorresPSD
Ulysses GomesPT
Zé GuilhermePP
Zé ReisPodemos

Candidatos a deputado federal:

Nome ParlamentarPartido
Bráulio BrazPTB
Glaycon FrancoPV
Guilherme da CunhaNovo
Rosângela ReisPL

Gonte: Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/BkejgH7eyb568gp8m9fnlW

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.