Política

Projeto que prevê digitalização de documentos públicos será votado hoje na Câmara de Divinópolis

Será votado na reunião ordinária desta terça-feira (29), na Câmara Municipal, a Proposta de Emenda à Lei Orgânica que estabelece a digitalização de documentos da Câmara e a tramitação eletrônica na relação entre executivo e legislativo. De autoria da Mesa Diretora, presidida pelo vereador Eduardo Print Júnior (PSDB), a proposta tem como principal objetivo a desburocratização da tramitação de documentos internos, como indicações, projetos de lei, requerimentos, dentre outros. O documento foi assinado por quinze vereadores, teve parecer favorável das comissões e está apto para discussão e votação.

Eduardo Print Júnior destacou que esta proposta é mais uma medida de contenção de gastos no legislativo. “Vai gerar uma economia grande pelos próximos anos. Vamos utilizar a tecnologia ao nosso favor, dando mais transparência aos processos e agilizando a tramitação de documentos. Com isso, gasta-se menos em impressões, papeis, tintas e combustível, uma vez que serão menores as idas à Prefeitura somente para levar documentos. É um processo que evitará despesas a médio/longo prazo”, afirma o vereador.

No último ano, a Câmara aderiu ao projeto do Governo Digital, assim como o executivo. “Essa nova ação que votaremos hoje faz parte deste processo de informatização que queremos implantar na Câmara. Desde o início da gestão da nova mesa diretora, discutimos isso juntamente ao setor de T.I da Câmara, em conjunto ao setor responsável pela informática da Prefeitura, para que pudéssemos desburocratizar ao máximo os trâmites entre executivo e legislativo. Fico feliz em saber que este será um dos maiores legados que deixaremos para a história da cidade”, disse o presidente.

AGILIDADE

Com a possível aprovação do projeto, Eduardo Print Júnior reforça que a população é a grande beneficiada. “Vários projetos ficam à mercê de sobe e desce de documentos. Às vezes algum se perde em meio à enorme quantidade diária de documentos que são trocados entre os dois poderes. Com o processo de digitalização, teremos uma celeridade muito maior, com as respostas sendo mais ágeis e todo o trâmite de protocolo, avaliação de comissões, debate e votação poderá ser feito de forma mais rápida. Com isso, os projetos importantes poderão ser colocados em prática com maior rapidez e eficiência”, conclui.

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.