Política

Vereador denuncia setor de análise de projetos da Prefeitura de Divinópolis

Servidores de carreira comemoram reprovações de projetos e fazem de tudo para embargar obras.

Em seu pronunciamento, na tarde de quinta-feira, 05 de maio de 2022, o Vereador Roger Viegas (Republicanos), em defesa do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Pablonelli Vidal, denunciou o setor de aprovação de projetos, que há muito tempo vem sendo alvo de críticas, e há pouco tempo atrás, 7 servidores foram afastados.

Roger demonstrou, através de números, que o problema já é antigo.

“No ano de 2016, foram aprovados 1011 projetos, dados, esses, do 3º quadrimestre; em 2017, 3407 projetos aprovados (dados anuais); e, em 2021, foram 3538 projetos aprovados. Só que em 2016 e 2017, a Prefeitura tinha 2 analistas, e em 2021 haviam 5 analistas. O número de servidores, no setor, dobraram, mas as aprovações foram pouco mais de 130 projetos. Se dobraram o número de servidores, porque a produtividade não foi dobrada?” – questionou o Vereador.

Durante a semana, veio a público uma fala do Secretário de Meio Ambiente, em uma reunião do Fórum de Desburocratização, “que se pagar não aprova”.

“O Secretário quer fazer o sistema funcionar. Quando ele falou ‘que se pagar não aprova’, não é ele quem está recebendo, nem ele e nem os cargos comissionados, mas algo está acontecendo com o setor de aprovação de projetos “. – relatou Viegas.

Roger mostrou imagens de rede social de servidores comemorando atrasos, indeferimentos e embargos.

“Tem servidores, em redes sociais, comemorando projetos indeferidos; comemorando que vai sair para rua, para embargar obra. Quem está fazendo politicagem, o Secretário, que quer fazer a coisa acontecer, o setor funcionar, ou esses servidores que estão fazendo de tudo para travar os projetos? O que está acontecendo?” – indagou Roger.

Roger cobrou que se faça um Processo Administrativo para apurar os fatos, e punir, conforme determina a lei, os maus servidores.

“Irei ficar de cima. Não vou me calar até que se faça um Processo Administrativo contra esses maus servidores. Muitos peitaram o sistema, e caíram. Se calaram, pelo fato de serem servidores de carreira, mas eu não vou me calar até que haja um processo para apurar, e punir, conforme determina a lei, esses maus servidores “. – cobrou Roger Viegas.

Em outra imagem, Viegas mostrou um projeto indeferido, porque estava faltando o desenho de um veículo na vaga de estacionamento.

“Neste projeto de estacionamento, o analista indeferiu. Sabem qual foi a alegação? Faltou o desenho de um veículo na vaga. Aonde, na lei está previsto o desenho do veículo na vaga? Isso é um absurdo!”- disse.

O Vereador demonstrou que só para analisar o documento, o projeto fica 20 dias, depois, além do documentos, tem que analisar o restante da documentação.

“Os projetos estão ficando quase 2 meses para ter uma resposta da Prefeitura. Em Uberlândia, uma das maiores cidades do Estado, 3 meses para aprovação do projeto, e os engenheiros de lá estão reclamando da demora. Mas aqui? Aqui, o ‘sistema’ não deixa. E quem quer ir contra o ‘sistema’ é perseguido. Pablonelli estou com você, conte comigo para peitar esse ‘sistema’ sujo” – concluiu Roger.

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/JEF0r6T7bCI9Szd7ruFmuE

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.