Política

Vereadores debatem sobre atendimentos na maternidade do Hospital São José de Nova Serrana

Os vereadores da Câmara Municipal de Nova Serrana receberam o diretor do Hospital São José, Alexandre Corrêa e a Secretária Municipal de Saúde, Gláucia Sbampato para uma reunião nesta segunda-feira (04/03), ocasião em que debateram sobre os atendimentos na maternidade. A reunião ocorreu em decorrência de uma denúncia de violência obstétrica.

Alexandre e Gláucia explicaram que o caso específico foi analisado por diversos profissionais, inclusive obstetras de outras unidades de saúde e constatou-se que todo o procedimento foi realizado conforme os protocolos exigidos. Não houve violência e eles também enfatizaram que o trabalho na maternidade é feito com muito zelo e dedicação a cada paciente.

O diretor do hospital também apresentou uma série de indicadores que mostram que o trabalho oferecido na maternidade do Hospital é referência para diversas cidades da região, pela ótima qualidade dos serviços oferecidos.

O comparativo entre os anos de 2018 a 2023 demonstra que houve um aumento considerável no número de partos naturais em relação às cesáreas, sendo que em 2018 foram feitos 589 partos normais no Hospital e esse número subiu para 909 em 2023. Paralelamente houve redução de 606 para 569 cesáreas no mesmo período. O hospital respeita o desejo das parturientes, leva em consideração as indicações clínicas de cada caso e faz todos os procedimentos da forma mais humanizada possível.

De acordo com os dados apresentados, no ano de 2022 foram realizados o total de 1289 e em 2023 foram 1478 partos efetuados no Hospital São José. Além disso, foi constatado um aumento de 10,1% da quantidade de atendimentos externos realizados de 2022 para 2023. Inclusive, observou-se também o aumento de 8,6% da quantidade de internações obstétricas, sendo que subiu de 1808 em 2022 para 1962 internações em 2023.

Alexandre também apontou outras melhorias realizadas na maternidade como reformas estruturais no pré-parto e nos leitos de alojamento conjunto; reforma do berçário; implantação do Projeto Maternar, que permite às gestantes conhecerem de perto a maternidade e o trabalho realizado lá; aquisição do surfactante para prematuros (medicamentos que têm salvado vidas); reforma do consultório obstétrico; aquisição de 12 Poltronas para os acompanhantes, 10 berços de transporte, 05 doppler fetal, 01 aparelho de cardiotocografia (CTG); 02 incubadoras, mesa ginecológica, 04 camas de PPP, 01 cadeira de rodas, 01 cardioversor, 01 computador para o berçário e 03 berços aquecidos; e outros, incluindo a implantação da pesquisa de satisfação.

Participaram da reunião o presidente da Câmara, vereador Cabral (SDD), e os demais vereadores:  professor Willian Barcelos (PRD), Zé Faquinha (MDB), Admilson Cheiroso (PV), Dr. Rodrigo Fisioterapeuta (PL), Geraldo Eletricista (PDT), Guilherme Bueno (AVANTE), Ricardo Tobias (MDB), além de Nara, assessora do vereador Cleiton Surf Star (PSC). Todos os vereadores teceram elogios ao trabalho realizado pela equipe do Hospital São José, desde a direção a todos os demais setores. Inclusive citaram relatos de como a maternidade tem evoluído e melhorado nos últimos anos.

O presidente da Câmara, vereador Cabral, também esclareceu que a saúde sempre será prioridade em Nova Serrana. Ele destacou que a área da saúde merece cada vez mais investimentos e a Câmara e os vereadores serão sempre parceiros das iniciativas que visam o melhor para a população.

Os vereadores continuarão destinando recursos de emendas parlamentares para serem aplicadas no hospital como têm feito sempre, tanto para a maternidade como para ampliação da recepção, aquisição de equipamentos, assim como para a manutenção de todo o trabalho hospitalar.

Fonte: Câmara de Nova Serrana

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/HNKrVzu3YVh4MmiMDU2H4h

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.