Divinópolis

Palácio da Liberdade está aberto nos dias 2 e três de julho

APPA - Arte e Cultura, responsável pela promoção do espaço, convida você a conhecer o interior, os jardins e a exposição "Já raiou a liberdade: hinos do Brasil".

Da varanda de teto decorado, muitos governadores saudaram o povo nas últimas dez décadas. Hoje, no entanto, ela serve de cenário para as selfies dos visitantes. O Palácio da Liberdade está, desde outubro de 2021, reaberto à visitação. E, neste fim de semana, mais uma vez o ritual se repete: nos dias 2 (sábado) e 3 (domingo), das 10h às 16h, o público tem acesso ao interior da edificação, aos jardins e à exposição “Já raiou a liberdade: hinos do Brasil”.

Se a visita for acompanhada por crianças, uma dica é a atividade lúdica “Caça aos Detalhes”, que acontece em apenas dois horários: às 10h30 e às 14h30. O visitante ainda tem a opção de combinar o interior do Palácio com os jardins ou escolher apenas a visita aos jardins. Os ingressos, gratuitos, devem ser reservados na plataforma Sympla no horário à escolha e estão disponíveis a partir desta quinta-feira (30) no link www.sympla.com.br/produtor/appa.

A “Caça aos Detalhes” é uma forma de revelar a história brincando e as famílias podem interagir mais com seus filhos: de posse de fotos de detalhes da fachada e elementos da área externa, é preciso investigar e descobrir os pormenores. Já na Visita Mediada aos Jardins, uma parte pouco explorada do Palácio se evidencia: os jardins mantêm os aspectos originais da época e rendem boas histórias.

Para respeitar as normas sanitárias nestes tempos de Covid-19, a visitação ao

edifício e aos jardins é limitada a grupos menores e em horários pré-determinados. O Receptivo e Educativo do Palácio da Liberdade, no entanto, faz uma recomendação importante: só reserve os ingressos se tem a certeza do comparecimento. E se, por acaso, o visitante não puder comparecer por algum motivo, informe o cancelamento para dar a oportunidade a outra pessoa.

Até setembro, o visitante ainda tem a oportunidade única de ver de perto as partituras originais dos nossos hinos na exposição “Já raiou a liberdade: hinos do Brasil”. Pela primeira vez na história, os documentos deixam a Biblioteca Alberto Nepomuceno, da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para serem exibidos publicamente: os hinos Nacional, da Independência, da Bandeira e da Proclamação da República.

Os hinos estão expostos em um dos espaços mais bonitos do monumento, o Salão de Banquete. Para chegar até lá, o visitante já terá se encantado com todo o luxo, arte e simbolismo de um dos edifícios mais importantes do Estado. Visitar o palacete eclético datado de 18987, época da construção de Belo Horizonte, é também uma forma de descobrir com riqueza de detalhes a história de uma cidade planejada para ser capital de Minas.

SERVIÇO

-Visita Palácio da Liberdade: : acesso ao interior do edifício, aos Jardins e à exposição “Já raiou a liberdade: hinos do Brasil” | 2 (sábado) e 3 (domingo), das 10h às 16h.

-Visita Jardins: acesso somente aos jardins:  2 (sábado) e 3 (domingo), das 10h às 16h.

-Atividades Culturais nos Jardins

Visita Mediada: 2 (sábado) e 3 (domingo), às 13h30.

“Caça aos Detalhes”: 2 (sábado) e 3 (domingo), às 10h30 e às 14h30.

Onde e quando retirar os ingressos: A partir das 8h da manhã de quinta-feira (30) na plataforma Sympla (www.sympla.com.br/appa).

O QUE VOCÊ PRECISA SABER EM SUA VISITA AO PALÁCIO:

* Visite o site APPA —Arte e Cultura (www.appa.art.br/palaciodaliberdade/regras-de-visitacao/) para checar as regras de visitação, porque a pandemia ainda não acabou;

* É obrigatório o uso de máscara durante a visita, portanto, leve a sua. O Receptivo do Palácio não disponibiliza máscaras;

* A retirada de ingressos é obrigatória para crianças a partir de dois anos de idade;

* A entrada para o público é realizada pelo portão da avenida Cristóvão Colombo;

* A visitação tem duração média de 50 minutos e está aberta a públicos de todas as idades;

* Só retire seu ingresso se você tiver certeza que poderá comparecer no dia e horário selecionados.

Mais informações:

[email protected]

Fonte: APPA Arte e Cultura

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Ipn5sNVqaDc7WwATXAwFsF

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.